1971
 

Dezembro
Pompidou e Nixon conversam à lareira de Marcello Caetano

 

 

Importantes manifestações oposicionistas ao governo de Allende no Chile (1 e 2 de Dezembro). Há uma grave situação de crise das subsistências e é decretado o estado de sítio. No dia 9, o governo suspende a convertibilidade da moeda

Constituída a Federação dos Emiratos Árabes Unidos, com Abu-Dhabi, Bubayy, Chardja, Fudjayza, Adjmanm, Umm al-Qawayn e Ras al-Khayma.

Demitem-se vários elementos croatas da Liga dos Comunistas da Jugoslávia, acusados de ligações aos separatistas (12 de Dezembro). Tinham criticado o centralismo de Belgrado, apresentando um protesto contra o sistema confederal. Em Novembro tinha havido greves estudantis na Croácia e no fim da Primavera, inúmeras prisões e purgas, abrangendo cerca de 30 ooo pessoas. O embaixador de Belgrado em Estocolmo chega a ser assassinado, numa acção reivindicada pelos separatistas croatas.

Encontro de Nixon e Pompidou nos Açores (13-14 de Dezembro)

União Indiana, com apoio soviético, declara guerra ao Paquistão (20 de Dezembro). No dia 16, o Bangla Desh torna-se oficialmente um Estado independente. No dia 20, demite-se o general Yahya Khan, sucedendo-lhe, na chefia do Estado paquistanÊs, Ali Bhutto.

Kurt Waldheim* é nomeado Secretário Geral da ONU (22 de Dezembro)

Começa nova ofensiva de bombardeamentos aéreos do Vietname do Norte pelos norte-americanos (26 de Dezembro)

Acordo de trânsito entre a RFA e a RDA (21 de Dezembro)

Começa a negociação entre os seis, os quatro candidatos à adesão e os restantes membros da EFTA (Dezembro)

Reunião do grupo dos Dez no Smithsonian Institute em Washington - os seis membros da CEE, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canadá e Japão ; decidida a supressão da sobretaxa americana de 10% sobre as importações e uma desvalorização do dólar (17-18 de Dezembro)

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: