1971
 

Março
Do plano Werner à independência do Bangla Desh

 

Secessão do Bangla-Desh (2 de Março), sob a liderança de Sheikh Mujibur Rahman*, chefe da liga Awami, que tinha obtido, nas eleições de Dezembro-Janeiro a maioria absoluta, depois do ciclone de Novembro de 1970 que tinha causado cerca de 300 000 mortos. Segue-se uma violenta guerra que leva a que se refugiem na Índia cerca de 10 milhões de pessoas, o que leva Nova Delhi a intervir no conflito (3 de Dezembro), até à conquista de Dacca e à entrega do poder aos independentistas. Apesar do apoio da China e dos norte-americanos, o Paquistão, então liderado Yahya Kan, é obrigado a reconhecer o novo Estado, liderado por Rhaman, até1975. Nas duas zonas do Paquistão tinha havido eleições em Dezembro de 1970, donde saíram vencedores tanto a liga Awami como, na parte ocidental, o Partido do Povo, dirigido por Ali Bhutto, mas o regime militar não deixa reunir o parlamento. Só em 20 de Dezembro é que passa o poder a Ali Bhutto que apenas em Fevereiro de 1974 é que reconhece a independência do Bangla Desh.

Greve geral e levantamentos rurais no Madagascar, com sangrenta repressão (Março e Abril)

Assinado acordo comercial entre o Japão e Pequim (Março)

Intervenção dos militares na Turquia em 12 de Março, obrigando à demissão de Dimirel, depois de várias situações de violência desde o começo do ano, em plena crise económica. Declarado o estado de sítio em várias regiões, com intensa repressão, mas sem que se acabe com o governo dos civis. Em 22 de Maio é assassinado um diplomata israelita.

 

Resolução do Conselho das Comunidades considera possível a instauração de uma União Económica e Monetária no quadro comunitário até 1980 (22 de Março).

Aprovado o Plano Werner para reforçar a coordenação das políticas económicas. Os Estados-Membros devem adoptar medidas para harmonizar as respectivas políticas orçamentais e para reduzir as margens de flutuação entre as suas divisas.

ARA faz sabotagem de 18 aviões e helicópteros em Tancos (8 de Março).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: