1972
 

Dezembro
Alemanhas de mãos dadas

 

Assinado em Berlim Leste Tratado Fundamental entre os dois Estados alemães: RFA e RDA (21 de Dezembro).

Numa carta anexa, formaliza-se a recusa da RFA de renunciar à unidade do povo alemão pela via da autodeterminação

Willy Brandt reeleito chanceler da RFA (14 de Dezembro)

 

 

 

 

Associação com a CEE – Parecer da Câmara Corporativa de 4 de Dezembro de 1972, sobre o acordo de Associação com a CEE, onde é relator o embaixador Henrique Martins de Carvalho. Aceita-se a perspectiva de Portugal como um povo geograficamente periférico e fala-se na contraposição entre europeus e tradicionais, entre as aspirações revolucionárias e as tendências conservadoras da manutenção, insistindo-se que a vocação histórica do país tradicionalmente nos mantém afastados dos problemas do continente, pelo que voltá-lo para a Europa significa inverter-lhe as linhas normais de convívio, com benefícios dificilmente previsíveis nos esquemas clássicos da economia. Acrescenta-se que pôr o problema em torno de uma opção entre a Europa e o ultramar seria sempre "um equívoco susceptível de criar um falso dilema" como disse o Sr. Presidente do Conselho na alocução de 14 de Novembro último, nem algo foi estabelecido ou solicitado nesse sentido, em virtude das negociações com o Mercado Comum.

Brigadas Revolucionárias assaltam Serviços Cartográficos do Exército, donde retiram mapas para os movimentos independentistas africanos (Dezembro) e fazem explodir engenhos no Distrito de Recrutamento e Mobilização, no Quartel-Mestre General e nos Serviços Mecanográficos do Exército, com dois mortos e uma dezena de feridos (10 de Dezembro).

Massacre de Wiryamu, em Moçambique (16 de Dezembro)

Veiga Simão anuncia na RTP a criação de novas universidades (19 de Dezembro)

Um grupo de activistas desse sector ocupa a Capela do Rato, organizando uma vigília contra a guerra colonial (30 de Dezembro). Visa-se o Dia Mundial da Paz e invoca-se o lema A Paz é Possível. Na acção destacam-se Luís Moita e Nuno Teotónio Pereira. As boas relações do PRP com este sector lisboeta de católicos, onde Carlos Antunes desempenha papel semelhante ao de Manuel Serra no começo dos anos sessenta, graças ao magistério do escritor Nuno Bragança, quase propiciam a hipótese de ser organizado um plano operacional, onde freiras poderiam ser incluídas em grupos de assalto a bancos. De qualquer maneira, é a primeira vez que o altar santifica o processo da esquerda revolucionariamente armada, deixando de ser um dos sustentáculos do trono situacionista, onde parecem pontificar jovens tecnocratas bonzos, modernizados por duas ou três viagens ao estrangeiro donde trazem muitas fotocópias e óculos ray ban com que se pavoneiam nas festas da linha de Cascais ou nos novos snacks das velhas avenidas novas, onde fazem as suas conquistas.

Grupo da Luz – Outros cristão, liderados pelo padre Vítor Milícias, constituem o chamado Grupo da Luz, juntando António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Beleza, Diogo de Lucena, Virgílio Meira Soares e Carlos Santos Ferreira, emergindo no dia do casamento de António Guterres em 21 de Dezembro.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: