1972
 

Abril
Criada a serpente monetária

 

 

Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED/ UNCTAD) em Santiago, Chile (13 de Abril). Dura até 21 de Maio. A reunião falha, dado que a China não tomou uma posição activa e os norte-americanos invocaram o lançamento do "Nixon Round". A Guerra do Vietname ainda não findara e havia grande instabilidade monetária internacional.

Guerra civil encoberta na Argentina, com guerrilheiros peronistas e marxistas. O mesmo estado de coisas no Uruguai, com os tupamaros. Manifestação de 200 000 pessoas contra Allende no Chile (12 de Abril)

Tratado de amizade e cooperação soviético-iraquiano ( 9 de Abril)

 

Em África, no Burundi, em Abril de 1972, há uma revolta da maioria hutu contra o regime liderado por Michel Micombero, instalado no poder desde 1966, sendo massacradas cerca de 100 000 pessoas.

Criação do mecanismo da "serpente" monetária: os Seis concordam em limitar a margem de flutuação entre as suas divisas para 2,25% (24 de Abril).

Referendo francês aprova o alargamento da CEE; 68% de votos favoráveis, mas forte percentagem de abstenções (24 de Abril)

 

Missão da ONU desloca-se às chamadas zonas libertadas do PAIGC na Guiné (de 2 a 8 de Abril).

A LUAR assalta uma carrinha do Banco de Agricultura em Paris (9 de Abril).

Ala Liberal – Sai entrevista de Francisco Sá Carneiro a Jaime Gama (15 de Abril) o jovem jornalista de República e futuro fundador do Partido Socialista, concedida em 15 de Dezembro de 1971: se amanhã me pudesse enquadrar em qualquer partido, estou convencido que dentro dos quadros da Europa Ocidental comummente aceites, iria para um partido social-democrata.

Sá Carneiro entra para o Conselho Coordenador da SEDES, enquanto Magalhães Mota é eleito presidente do mesmo órgão (24 de Abril).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: