1980
 

Agosto
Revolta de Gdansk, atentado de Bolonha e Império dos Sentidos

 

 

Atentado terrorista  na estação de Bolonha, reivindicado pelo grupo neofascista Ordine Nuovo (2 de Agosto). 85 mortos e cerca de duas centenas de feridos

Na Bélgica, aprovada parlamentarmente nova lei de regionalização sobre a autonomia da Flandres e da Valónia (9 de Agosto)

Japão: estreia do filme "O Império dos Sentidos" de Nagisa Oshima (5 de Agosto)

Na Polónia, há uma greve dos operários do Estaleiro dito Lenine de Gdansk, liderada pelo que há ser o Solidarnosk, dinamizado pelo KOR, o comité de defesa dos operários, apoiado pela Igreja Católica (14 de Agosto). Lech Walesa é nomeado presidente do comité de greve.

O governo polaco é então obrigado a autorizar a formação de sindicatos independentes (14 de Agosto), seguindo-se os chamados acordos de Gdansk entre o Governo e os sindicalistas (31 de Agosto).

 

Comunistas difamam Sá Carneiro – Intervenção de Francisco Sá Carneiro na RTP, no dia 15 de Agosto, ladeado pelos ministros, onde nega a dívida à banca, difundida pelo jornal comunista O Diário, desde Agosto de 1979 e que está a ser julgada pelos tribunais, depois de Sá Carneiro ter apresentado uma queixa à Polícia Judiciária. Outra forma larvar de combate a Sá Carneiro passa pela denúncia da respectiva união de facto com Snu Abecasis. Os assessores de Eanes chegam a rejeitar a presença da companheira do Primeiro-Ministro num jantar oficial, por ocasião da visita de Carter e Mário Soares chega a denunciar a circunstância publicamnete, em plena campanha eleitoral, ao mesmo tempo que o arcebispo de Braga, D. Eurico Nogueira, denuncia a evidência.

Voltar início

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: