1980
 

Outubro
A sucessão de Kim Il-Sung

 

 

Eleições na RFA; coligação SPD-FDP consegue 53,5%, mantendo-se o governo de Helmut Schmidt (5 de Outubro)

URSS assina tratado de amizade e cooperação com a Síria, pouco antes de Kossyguine sair da chefia do governo e de líderes polacos se deslocarem a Moscovo para uma amigável visita de trabalho

Papa recebe o Dalai Lama

Governo de Arnaldo Forlani em Itália (18 de Outubro)

Grécia regressa à NATO, depois de seis anos de afastamento (20 de Outubro)

Kim Il-Sung escolhe o filho Kim Jong-Il para sucessor*

Eleição nº 67 Eleição da Assembleia da República (5 de Outubro). 7 179 023 eleitores. 6 026 395 votantes. AD: 44,91%, 126 deputados. PSD nas ilhas, 8 deputados (total de deputados do PSD, 90 deputados; do CDS, 46; do PPM, 6). FRS: 74 deputados, 28% (66 do PS; 4 da ASDI; 4 da UEDS). APU: 41 deputados, 16,75% (39 do PCP e 2 do MDP). UDP: 1 deputado, 1,4%.

O que derrotou a esquerda foi o seu triunfalismo precoce e a sua agressividade que instintivamente leva os indecisos a desejar a sua derrota; o estilo comicieiro e desactualizado do berro e palanfrório...(Vergílio Ferreira).

Campanha das presidenciais – Soares decide auto-suspensão de funções no PS, por discordar do apoio a Eanes, assumido pela maioria do secretariado do partido, principalmente por Salgado Zenha (18 de Outubro). Sá Carneiro declara que votar em Eanes é, no fundo, votar nos comunistas (21 de Outubro). Repete o dito ainda em 2 de Dezembro.

Morte de Marcello Caetano no Rio de Janeiro (26 de Outubro). Numa das suas últimas cartas, refelectindo um cepticismo que até o terá tornado agnóstico, nos últimos tempos de vida, confessa a Veríssimo Serrão: estou cansado dos males e dos remédios.

Voltar início

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: