1980
 

Dezembro
Assassinato de John Lennon e morte de Sá Carneiro

 

 

Referendado o estatuto de autonomia da Galiza (21 de Dezembro)

O ex-Beatle John Lennon é assassinado (8 de Dezembro)

Sangrentos massacres na Nigéria (cerca de 4 000 mortos)

 

 

 

 

O Conselho Europeu reúne-se no Luxemburgo. Toma decisões relativas ao auxílio a conceder à Itália para a reconstrução após o sismo, às relações Este-Oeste, ao Médio Oriente e aos auxílios a conceder à Polónia (1 e 2 de Dezembro)

 

Morte de Sá Carneiro e Amaro da Costa em Camarate (4 de Dezembro). O pequeno avião que largara do Aeroporto da Portela, de Lisboa, despenha-se às 20 horas, 16 minutos e 20 segundos. No mesmo também seguiam Snu Abecasis, a esposa de Amaro da Costa e o chefe de gabinete do Primeiro-Ministro, António Patrício Gouveia. Funerais de Sá Carneiro e Amaro da Costa (6 de Dezembro).

9ª Eleição presidencial (7 de Dezembro). Ramalho Eanes vence Soares Carneiro nas eleições presidenciais portuguesas (56,4% contra 40,35). Otelo, 1,5%; Galvão de Melo, 0,8%.

Demite-se o governo; Freitas do Amaral vai a Belém e declara-se indisponível para integrar novo governo (9 de Dezembro).

Soares retoma as funções de secretário-geral do PS. Declara ser completamente inoportuno um governo de coligação com o PSD (10 de Dezembro).

A ascensão de Balsemão – Eanes inicia consultas aos partidos com representação parlamentar (11 de Dezembro). Pinto Balsemão é eleito Presidente do PSD pelo Conselho Nacional. (13 de Dezembro). Eurico de Melo não é escolhido para continuar na liderança do governo, como defendem algumas sensibilidades. CDS, sem pôr reservas formais, lamenta que a decisão não tenha nascido de um consenso entre os dois partidos. Eanes nomeia Pinto Balsemão como Primeiro-Ministro (22 de Dezembro). Há uma prévia cimeira da Aliança Democrática que formaliza a escolha e opta pela via de cooperação institucional com Eanes. Balsemão declara então, sobre as relações com Belém, que nem guerra, nem trégua.

Voltar início

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: