2000
 

Setembro
A revolta da liberdade em Belgrado

 

 

Jogos Olímpicos de Sydney (15 de Setembro de 2000 a 01 de Outubro)

Sharon visita a esplanada das mesquitas, suscitando manifestações de violência por parte dos palestinianos (28 de Setembro)

Vitória da oposição nas eleições jugoslavas (24 de Setembro). Milosevic começa por não aceitar os resultados que o fizeram substituir por Vojislav Kostunica. Apesar das grandes manifestações oposicionistas (2 de Outubro), o Tribunal Constitucional ainda anula as eleições (5 de Outubro). Nova vaga de manifestações com o assalto ao parlamento em Belgrado levam à renúncia de Milosevic, como Kostunica a ser empossado (7 de Outubro). Nas eleições legislativas da Sérvia (23 de Dezembro), vitória da oposição democrática, surgindo um novo governo, presidido por Zoran Djinjic.

As novas desportivas parecem mais mobilizadoras, com duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em Setembro (Nuno Delgado no judo e Fernanda Ribeiro no atletismo) e o Sporting Clube de Portugal a voltar a ser campeão nacional de futebol, ao fim de dezoito anos de espera (Maio), para além de a selecção portuguesa de futebol ter atingido as meias finais no Campeonato Europeu de Futebol.

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: