1946
 

Março

A denúncia da cortina de ferro

 

 

Discurso de Churchill em Fulton fala numa cortina de ferro que se abateu sobre a Europa (6 de Março)

Britânicos reconhecem a independência da Transjordânia (22 de Março). Em 22 de Março é constituído o Reino Hachemita da Transjordânia, depois de, em 1928, os britânicos, ao separaram a Palestina, terem, concedido a Abdulah e as seus herdeiros o poder de legislar e de administrar o território, embora continuasse o protectorado, com os britânicos a controlarem a política externa e a comandarem as forças armadas.

Paul-Henri Spaak forma na Bélgica governo de coligação entre socialistas e cristãos-sociais (12 de Março)

Eleições na Grécia levam ao poder os monárquicos pró-ocidentais (31 de Março). Será constituído um governo presidido por Tsaldaris. Os britânicos tinham ocupado Atenas em Outubro de 1944, instalando como regente o arcebispo de Atenas.

Em 14 de Março o governo trabalhista de Londres manifesta a intenção de conceder independência à Índia, mas o processo não avança face à divergência entre o Partido do Congresso, de maioria hindu, e a Liga Muçulmana. Na Índia, as autoridades britânicas tentam manter a unidade do território, instalando um governo interino, sob a liderança de Nehru, mas surgem violentos conflitos com os muçulmanos e obrigando a uma modificação da estratégia, na etapa final da descolonização daquilo que havia sido a joóia da coroa.

Forças armadas Salazar visita a Escola Prática de Engenharia em Tancos, com Santos Costa e Gomes de Araújo (9 de Março). Correm boatos sobre uma doença do Presidente do Conselho.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 31-07-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: