1946
 

Setembro

Entre os Estados Unidos da Europa e a guerra civil grega


 

O secretário de Estado norte-americano, J. Byrnes, num discurso proferido em Estugarda, apela a um rápida unificação alemã (6 de Setembro). Nesse discurso também declara que os Estados Unidos compreendem as reivindicações francesas sobre o Sarre.

Eleições municipais na Alemanha; 30% de votos para os democratas-cristãos; 25% para o SPD; 17% para o SED, apenas nas zonas sob administração soviética (15 de Setembro)

Fracassa mesa redonda de Londres, com judeus e árabes, visando um acordo para a partilha da Palestina (16 de Setembro)

Proclamação da independênca das ilhas Féroé (19 de Setembro)

Discurso de Churchill na Universidade de Zurique propõe uns Estados Unidos da Europa (19 de Setembro)

O rei da Grécia, Jorge II, regressa ao país, depois de um referendo de 1 de Setembro (27 de Setembro). Intensifica-se a guerra civil entre os comunistas do ELAS e os monárquicos pró-ocidentais do EDES. Os comunistas, comandados pelo general Makros têm apoio da Jugoslávia, da Bulgária e da Albânia

 

Revolta da Mealhada Organizada por um grupo de oficiais milicianos a partir do Porto (11 de Outubro). A coluna marcha até à Mealhada onde é detida. Comandada pelo tenente Fernando Queiroga, participando, entre outros, Fernando Pacheco de Amorim. O julgamento ocorre em Março de 1947, sendo defensores dos revoltosos Ramada Curto, Vasco da Gama Fernandes, Adelino da Palma Carlos (1905-1992) e Fernando Abranches Ferrão (1908-1985). A revolta estaria para ser acompanhada por um levantamento em Tomar e teria a coordenação de Mendes Cabeçadas. Salazar estava, então, a passar férias em Santa Comba, a pretexto das vindimas.

Fezas Vital pede a exoneração de presidente da Junta Nacional da Educação e de Presidente da Câmara Corporativa, para exercer as funções de lugar-tenente de D. Duarte Nuno (9 de Outubro). Mário de Figueiredo é nomeado presidente da Junta Nacional da Educação, sucedendo a Fezas Vital, exonerado em 9 de Outubro anterior (30 de Dezembro).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: