1946
 

Agosto

O big brother jdanovista, federalistas e morte de Wells

 

Reforçada a cooperação entre os cinco países nórdicos que criam uma companhia de aviação conjunta (1 de Agosto)

Alemanha Ocidental: criada uma administração comum nas zonas alemãs administradas por britânicos e norte-americanos (10 de Agosto)

Morte de H. G. Wells, o autor da Guerra dos Mundos (13 de Agosto)

URSS: sob proposta de Jdanov*, o ideólogo puro do estalinismo, o Comité Central do PCUS decidiu sancionar as revistas de literatura e artes de Leninegrado Zvezda e Leningrad (15 de Agosto)

Europa: reunião de federalistas em Hertenstein (16 de Agosto)

Retoma-se a guerra civil na Grécia (17 de Agosto)

Índia: Nehru nomeado chefe do governo provisório (24 de Agosto)

Governo apresenta pedido de admissão de Portugal à ONU, que recebe o veto do URSS (3 de Agosto). A Noruega chega a apresentar uma proposta para Angola se transformar numa pátria judaica. MUD congratula-se com o fracasso da nossa tentativa de adesão (27 de Agosto). Nota oficiosa salienta que se havia solicitado a admissão, a pedido de britânicos e norte-americanos (3 de Setembro). MUD volta a tomar posição contra a entrada de Portugal na ONU, em carta enviada ao Presidente da República, intitulada Portugal Fora das Nações Unidas (9 de Setembro). Governo acusa o movimento de traição à pátria e classifica os seus comunicados como de origem clandestina, decidindo prender os membros da comissão central (9 de Setembro), desencadeando-se processos disciplinares contra Mário de Azevedo Gomes e Bento de Jesus Caraça, que serão demitidos da função pública.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: