1946
 

Janeiro

I’m sick of babyng the Soviets

 

EUA: Truman, em carta dirigida a James Francis Byrnes determina que não mais sejam reconhecidos regimes comunistas, porque i’m sick of babyng the Soviets (5 de Janeiro)

Primeira sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Participam 51 Estados (10 de Janeiro).

Albânia transforma-se em república popular (10 de Janeiro). Só havia um único partido autorizado, a chamada Frente Democrática e, nesta base, havia sido eleita em 2 de Dezembro de 1945, uma assembleia constituinte.

Na China, consegue-se um cessar fogo entre os contendores (10 de Janeiro), surgindo, até ao dia 31, uma conferência para a reconciliação nacional, mas a ruptura torna-se definitiva no fim do ano (18 de Outubro).

Acta final da conferência de Paris sobre as reparações de guerra da Alemanha; criada uma agência internacional de reparações, com sede em Bruxelas, que será presidida por Jacques Rueff (14 de Janeiro)

Abolição da monarquia na Hungria. Zoltan Tildy* acumula a chefia de Estado e do governo (17 de Janeiro

As minas do Sarre passam a ser administradas pela França (3 de Janeiro)

França: De Gaulle pede a demissão (22 de Janeiro)

Alemanha Oriental: Criado o Partido Socialista Unificado (SED) na zona alemã administrada pelos soviéticos (30 de Janeiro)

Nacionalizadas as empresas carboníferas no Reino Unido (30 de Janeiro)

Em 31 de Janeiro estabelece-se uma nova constituição que faz da Jugoslávia uma federação de seis repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovénia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedónia); o coronel Mihailovitch é executado em 17 de Julho de 1946.

MUD Juvenil – Criado a partir do MAUD, com Mário Soares, Salgado Zenha, Octávio Pato, José Borrego, Maria Fernanda Silva, Júlio Pomar, Mário Sacramento, Rui Grácio, António Abreu e Nuno Fidelino Figueiredo. A organização, que visa também unir estudantes e trabalhadores, tem ligações com movimentos católicos através de João Sá da Costa e Fernando Ferreira da Costa, próximos do padre Alves Correia. A comissão central é presa em 1947.

Sessão do MUD junto à estátua de António José de Almeida em Lisboa. Manifestações contra o regime em Lisboa e no Porto (31 de Janeiro).

Socialistas Reunião do velho PS-SPIO no Centro Republicano Almirante Reis, visando a respectiva reorganização numa chamada Jornada Histórica dos Socialistas Portugueses (27 de Janeiro).

José de Sousa, militante comunista preso no Tarrafal, em 1935 e expulso do seu partido em 1942, é libertado. Adere ao PS (SPIO) e juntamente com outros dissidentes comunistas da época chega a fundar um efémero Partido Social Operário (Janeiro).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: