1985
 

Fevereiro
O papa peregrino

 

 

Termina a visita do Papa João Paulo II à Venezuela, Equador, Perú e Trindade (5 de Fevereiro). Iniciada em 25 de Janeiro.

Espanha acaba com o bloqueio a Gibraltar (5 de Fevereiro)

Reeleição de Hafaz al Assad na Síria (10 de Fevereiro)

Gronelândia abandona a CEE (1 de Fevereiro)

PRD – Outra das significativas mudanças vem da emergência do Partido Renovador Democrático, no Congresso de Tróia (23 de Fevereiro), onde a montanha eanista dá finalmente à luz uma sigla laboratorialmente fabricada pelos especialistas de marketing político e por certas memórias da psico militar, com algumas conotações com o PRP de Afonso Costa e outro tanto do PPD inicial. E não é por acaso que, entre os progenitores da nova agremiação, se encontram tanto republicanos históricos como primitivos dissidentes sociais-democratas. Assim, o novo partido, emaranhado no respectivo complexo genético, assume-se até como uma espécie de filho de pai ausente, aparecendo tentado, umas vezes, pela sedução esquerdista da Engenheira Pintasilgo, e, outras, pelo gatinhar nas areias movediças de certa esquerda bem comportada que vai piscando o olho à direita do voto útil.

Lucas Pires – Já o CDS, no Congresso de Aveiro, reforça a liderança de Lucas Pires, mobilizado em torno de uma moção que se baptiza como oposição para a vitória.

Mário Soares – Enquanto isto, Mário Soares assume-se como um referencial de estabilidade e chega a proclamar a existência de um milagre português, onde há excesso de dinheiro nos bancos e um défice orçamental menos espantoso que o norte-americano. A simpatia do Primeiro-Ministro do Bloco Central quase parece um desses axiomas que não carece de ser demonstrado, assumindo-se como politicamente liberal e economicamente socialista, apesar de não se considerar um homem do sistema económico herdado do 11 de Março.

O meteoro Cavaco – Mota Pinto demite-se do Governo e de Presidente do PSD (5 de Fevereiro). Será substituído no dia 10 por Rui Machete.

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: