1985
 

Outubro
Entre o apertar do cinto e o regresso da pirataria

 

 

Medidas de austeridade na Grécia; dracma desvalorizada em 15 % (11 de Outubro)

Eleições na Bélgica; reforço da coligação sociais-cristãos e liberais (13 de Outubro). Novo governo belga presidido por Wilfrid Martens (28 de Outubro)

Comando palestiniano sequestra o paquete italiano Achille-Lauro (7 de Outubro)

Eleição nº 69 da Assembleia da República (5 de Outubro). 8 025 166 eleitores. 5 798 929 votantes. o PSD, sob nova liderança, a do antigo ministro das finanças de Sá Carneiro, Aníbal Cavaco Silva, consegue obter 29,8%, enquanto o PS desce para 20,8% e o novo partido inspirado em Ramalho Eanes, o Partido Renovador Democrático, com 18%. Se os comunistas, com a APU, estabilizam nos 15,6%, já o CDS desce para os 9,7%. O PS que, devido à candidatura presidencial de Mário Soares, apresenta Almeida Santos como candidato a primeiro-ministro, é a principal vítima do novo partido eanista que consegue obter um excelente resultado. Um partido que se diz situado ideologicamente entre o PSD e o PS e que, depois de liderado provisoriamente por Hermínio Martinho, acaba por receber formalmente a liderança do próprio progenitor, em 19 de Outubro de 1986, reunindo uma série de personalidades como Magalhães Mota, um dos três fundadores do PPD, Vasco da Gama Fernandes, antigo presidente da Assembleia da República pelo PS, Medeiros Ferreira, José da Silva Lopes e José Carlos Vasconcelos.

Novos grupos económicos em Portugal – Depois do Bloco Central e da adesão à CEE, começam a estruturar-se novos grupos económicos. Para além do regresso do grupo Espírito Santo, aliado ao Crédit Agricole, e da emergência de Belmiro de Azevedo, a partir da SONAE do Banco Português do Atlântico, destaca-se a fundação do Banco Comercial Português, liderado pelo membro do Opus Dei, Jardim Gonçalves que consegue mobilizar fundos do corticeiro Américo de Amorim, de João Alberto Pinto Basto, da Vista Alegre, e de António Mota, dos empreiteiros Mota & Companhia.

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: