1987
 

Abril
Papa contra Estados de Segurança Nacional

 

 

Papa visita Uruguai, Chile e Argentina. Qualifica o regime de Pinochet como ditatorial, mas provisório (1 a 12 de Abril)

Marrocos constrói mais uma linha de muros para evitar as incursões da Polisario, num processo iniciado em1981 (16 de Abril).

Falha golpe de generais na Argentina (19 de Abril)

Visita de François Mitterrand a Portugal (6 de Abril)

Turquia apresenta formalmente candidatura de adesão à CEE (14 de Abril)

Queda do governo – Assembleia da República aprova moção de censura do PRD ao governo de Cavaco Silva (3 de Abril). Mário Soares dissolve a Assembleia da República (28 de Abril).

Em finais de Março, chega a visualizar-se a constituição de um governo PS-CDS-PRD, com Constâncio, Ramalho Eanes e Adriano Moreira, mas o salto anti-cavaquista não é suficientemente sustentado por Mário Soares e o cavaquismo até tem importantes aliados internos no CDS e no PRD que ameaçam trair eventuais operações tácticas (no CDS, destaca-se o deputado José Vieira de Carvalho, íntimo aliado de Eurico de Melo, e o secretário-geral Fernando Seara, bastante próximo de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, futuros militantes da grande unidade laranja). Com efeito, o governo de Cavaco Silva se, no primeiro ano de vida é apoiado parlamentarmente pelos eanistas, deixa de ter tal sustento na Primavera de 1987, quando o PRD lhe retira o escudo protector. E o Presidente da República, em vez de tentar uma solução de iniciativa presidencial, prefere convocar eleições legislativas para 19 de Julho de 1987.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: