1990
 

Dezembro
Walesa, presidente da Polónia, e a vaga do multipardarismo

 

 

Vitória de Kohl nas eleições da Alemanha unificada (2 de Dezembro)

Na Irlanda, o Fianna Fail perde as eleições presidenciais, sendo sufragada Mary Robinson (3 de Dezembro de 1990), a candidata do centro-esquerda.

Eleições legislativas antecipadas na Dinamarca; sociais-democratas obtêm 69 dos 179 lugares; no dia 18, Paul Schluter forma novo governo de coligação entre conservadores e liberais (12 de Dezembro)

 


Pacto de Varsóvia e NATO acordam na redução de forças convencionais , de maneira a que fiquem em paridade (19 de Dezembro)

Multipartidarismo nos Camarões (5 de Dezembro) em Angola (10 de Dezembro) na Zâmbia (17 de Dezembro)

Lech Walesa, Presidente da Polónia (9 de Dezembro)

Jugoslávia: Ex-comunistas vencem eleições na Sérvia e no Montenegro (9 de Dezembro). Croácia proclama direito à secessão (21 de Dezembro). Referendo na Eslovénia aprova a independência (23 de Dezembro)

No Haiti, Aristide Briand é eleito presidente (17 de Dezembro).

MNE da URSS Eduard Chevardnaze demite-se protestando contra o avanço da ditadura (20 de Dezembro). Guennadi Janaiev eleito Vice-Presidente da URSS (27 de Dezembro)

 

Parlamento da Suécia vota a favor da adesão à CEE (12 de Dezembro)

O Conselho Europeu reúne-se em Roma e lança as duas conferências intergovernamentais sobre a união económica e monetária e a união política (14 e 15 de Dezembro). Abertura de duas conferências intergovernamentais sobre a União Económica e Monetária e sobre a União Política (15 de Dezembro)

 

Reformados e Manuel Sérgio – 1º Congresso do Partido da Solidariedade Nacional (PSN), um partido dito de causas que mobiliza especialmente os reformados e aposentados. Eleito como presidente o Professor Manuel Sérgio, especialista em filosofia desportiva, da Universidade Técnica de Lisboa e que se tornará conhecido pelas palavras de ordem que lança em defesa da pós-modernidade (15 de Dezembro).

Surge uma dissidência no partido satélite de Os Verdes, acusando este de ser uma manipulação genética do PCP (6 de Dezembro). Encabeça o processo Maria Santos que há-de tornar-se deputada do PS.

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: