1978
 

Abril
Carter renuncia à bomba de neutrões e golpe comunista no Afeganistão

 

 

EUA: Carter renuncia ao fabrico da bomba de neutrões (7 de Abril)

Manifestação no Irão a favor do Xá, com o governo a criar comités de patriotas armados (9 de Abril)

Boeing 707 sul-coreano entra no espaço aéreo soviético e é interceptado a tiro (20 de Abril)

Golpe comunista no Afeganistão (27 de Abril). Instaurado um Conselho da Revolução e proclamada a República Democrática (30).

Cerca de 200 000 muçulmanos têm de fugir da Birmânia para o Bangla Desh (Abril)

Conselho Europeu de Copenhaga decide criar um sistema monetário europeu e insiste que o respeito e salvaguarda da democracia e dos direitos do Homem em cada um dos Estados constituem elementos essenciais da participação nas Comunidades Europeias (7 e 8 de Abril) Acordo sobre as primeiras eleições directas para o Parlamento Europeu; os Chefes de Estado e de Governo associam-se à declaração comum do Parlamento, do Conselho e da Comissão sobre o respeito pelos direitos fundamentais

Comunicação da comissão ao Conselho sobre o alargamento para o sul e a união europeia (20 de Abril)

Assinado acordo comercial entre a CE e a China (Abril)

Sá Carneiro contra Ramalho Eanes – Novo ataque de Sá Carneiro a Ramalho Eanes, numa entrevista à RDP. Diz que não voltará à política activa com esta Constituição e este Presidente, considerando-se um político retirado (3 de Abril). Voto de protesto na Assembleia da República contra os ataques ao General Eanes, apoiado pelo PS, CDS e PCP (6 de Abril).

José Luís Nunes dá entrevista ao Diário de Notícias onde declara a solidariedade do PS a Eanes, considerando que o partido o apoiará em próxima candidatura (7 de Abril).

General Pedro Cardoso toma posse como Chefe de Estado-maior do Exército (4 de Abril).

Conselho da Revolução emite um comunicado criticando a escalada anti-Presidente da República e qualificando-a como terrorismo verbal (21 de Abril).

Freitas do Amaral, em Setúbal, defende Ramalho Eanes (23 de Abril).

Novo discurso crítico de Eanes face à actividade do Governo (25 de Abril).

Sá Carneiro volta a criticar Eanes e demite-se na Comissão Política, depois de acusar o general-presidente como responsável pelo impasse nacional.

Conselho Nacional do PSD reúne-se no Hotel Sheraton, em Lisboa. A comissão política tinha-se demitido dias antes, depois de Francisco Sá Carneiro ter participado numa sessão de militantes no Vimeiro, promovida por Moura Guedes. Aí o líder retirado insiste em atacar directamente Eanes, falando na necessidade de um referendo. Da reunião do Conselho Nacional sai uma nova comissão administrativa do partido, agora com a liderança de Menères Pimentel, tendo em vista a convocatória de um novo congresso (15 de Abril).

 

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: