1978
 

Agosto
O breve papa do sorriso

 

 

Golpe de Estado nas Honduras (7 de Agosto)

Egipto: Sadat nomeia Hosni Mubarak como vice-presidente (15 de Agosto)

Quénia: morte de Jomo Kenyatta, a quem sucede Daniel Arap Moi (22 de Agosto)

Dinamarca: Mudança no governo, com Joergensen a fazer coligação com os liberais, para poder cumprir um plano de austeridade (31 de Agosto)

Assinado tratado de paz e amizade entre a República Popular da China e o Japão (12 de Agosto)

Eleição do papa João Paulo I (26 de Agosto)

Eanes rejeita governo minoritário socialista Presidente da República comunica ao país rejeitar novo governo minoritário socialista, apelando a um acordo interpartidário, até ao dia 5. No dia 7 reconhece ter fracassado esta iniciativa. No dia 9 já indigita Alfredo Nobre da Costa (1 de Agosto). O Presidente da República, depois de reconhecer a impossibilidade de se basear em acordo interpartidário a solução da crise, desencadeia o novo ciclo pós-revolucionário com três governos de iniciativa presidencial. A primeira tentativa, sob a presidência do antigo ministro da Indústria do governo de Mário Soares, apesar de apoiada pelo PPD, recebe uma moção de rejeição. Com efeito, a flexibilidade táctica de Sá Carneiro permite-lhe, agora, coincidir com o eanismo, quando este provoca um rombo no sistema de apoio ao soarismo.

Governo nº 112 de Nobre da Costa – I Governo presidencial (29 de Agosto, 85 dias).

Entre os ministros: Costa Freitas (ministro adjunto), Firmino Miguel (defesa nacional), José da Silva Lopes (finanças e plano), António Gonçalves Ribeiro (administração interna), Mário Raposo (justiça), Correa Gago (negócios estrangeiros), Vaz Portugal (agricultura e pescas), Santos Martins (indústria e tecnologia), Pires de Miranda (comércio e turismo), Costa Leal (trabalho), Carlos Lloyd Braga (educação e cultura), Acácio Pereira Magro (assuntos sociais), Amílcar Gouveia Marques (transportes e comunicações) e Almeida Pina (habitação e obras públicas).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: