1981
 

Janeiro
Papa recebe Walesa

 

Gaston Thorn* presidente da Comissão, de 1981 a1985 (20 de Janeiro).

Polónia: João Paulo II recebe Lech Walesa no Vaticano (15 de Janeiro)

Filipinas: a lei marcial, decretada em 1972, é levantada (17 de Janeiro)

Irão: libertados em Teerão 52 reféns norte-americanos que estavam retidos na embaixada desde 4 de Novembro de 1979, tudo acontecendo no dia da investidura de Ronald Reagan, como presidente dos EUA (20 de Janeiro)

China: sentença sobre o processo do bando dos Quatro; viúva de Mao é condenada à pena morte; pena acaba por ser suspensa (25 de Janeiro)

Breve confronto militar entre o Equador e o Peru, de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro.

 

Os Países Baixos assumem a presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Grécia torna-se o décimo Estado membro das Comunidades Europeias. Surge o ECU (european currency unity), em lugar da UCE (unidade de conta europeia) (1 de Janeiro)

 

 

Governo nº 116 II Governo da AD, I Governo de Pinto Balsemão, VII Governo Constitucional (9 de Janeiro). Continua a repartição de pastas entre o PSD e o CDS, mas Freitas do Amaral não participa, deixando a tarefa coordenadora deste partido a cargo de Basílio Horta, enquanto ministro de Estado adjunto do primeiro-ministro.

 Conselho Nacional do PS. Derrota de Mário Soares, com a recondução do secretariado com 60 votos a favor, 30 contra e 23 abstenções. Preparava-se o Congresso de Maio, com eleição de delegados com base em moções de estratégia política (3 de Janeiro).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: