1983
 

Setembro
Falha CSCE de Madrid e federalismo de
Spinelli

 

 

Termina em Madrid a CSCE, iniciada em 11 de Novembro de 1980; falha por causa da situação na Polónia e pela crise dos euromísseis (9 de Setembro)

Independência de Saint Kitts e Nevis (19 de Setembro)

Fuga de 38 altos dirigentes do IRA de uma prisão de alta segurança, perto de Belfast (25 de Setembro)

 

Combates no Líbano entre milícias cristãs e druzos.

O deputado europeu Altiero Spinelli apresenta ao Parlamento Europeu um projecto de Tratado relativo ao estabelecimento da União Europeia (14 de Setembro)

Mais tumultos – Polícia de Intervenção ocupa a Marinha Grande, a fim de impedir uma manifestação dos operários vidreiros (8 de Setembro). Há confrontos na Marinha Grande entre a GNR e operários vidreiros (22 de Outubro) que isolam a localidade (10 de Novembro).

Tempos de interregno – Criação da Associação Nacional de Municípios num encontro que decorre em Alcobaça (17 de Setembro). Conselho Nacional do PSD reúne no Porto: necessidade de reafirmação da identidade própria do PSD na coligação, a qual pode e deve ser feita com maior ênfase, implicando a defesa de uma candidatura presidencial própria (18 de Setembro). Grandes inundações nos distritos de Lisboa e Setúbal. Dez mortos (19 de Setembro). Conferência de imprensa do CDS sobre os tristes cem dias do Governo PS/PSD (20 de Setembro).

Aumentam preços dos transportes e da água (1 de Setembro). Soares declara que está afastado o espectro da fome e do racionamento. Aprovado o novo pacote fiscal no parlamento (13 de Setembro).

CIP fala em rapina fiscal (24 de Setembro).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: