1983
 

Julho
Forma-se governo de Craxi e Atenas capital da Europa

 

 

Kohl é recebido por Andropov (5 de Julho). No dia 27, Strauss encontra-se com Honecker em Berlim. CDU e CSU também fazem Ostpolitik.

Aministia parcial na Polónia (22 de Julho)

O socialista Bettino Craxi* forma governo em Itália (21 de Julho). Reúne 16 ministros democratas-cristãos e 5 socialistas. É o primeiro que, desde a Guerra, é presidido por um socialista. Toma posse em 5 de Agosto e dura até Junho de 1986.

A Grécia assume, pela primeira vez, a presidência do Conselho das Comunidades Europeias (1 de Julho)

 

Questiúnculas político-militares – Governo pede ao Presidente da República a exoneração de Garcia dos Santos de CEME, por falta de confiança política (26 de Julho). Apenas se concretiza em 22 de Novembro, sucedendo-lhe Salazar Braga (17 de Dezembro).

Incidentes no estaleiro da Lisnave: polícia tem de intervir para libertar um navio grego que os trabalhadores retêm, protestando contra salários em atraso (15 de Julho).

Agitação em Canas de Senhorim depois de manifestação de populares que defendem a elevação a concelho (18 de Julho).

Aumento do preço dos combustíveis (2 de Julho). Revogado o tecto salarial (3 de Julho). Assembleia da República autoriza o governo a legislar sobre a privatização dos sectores bancário, segurador, cimenteiro e adubeiro (5 de Julho). Aprovadas alterações à lei de delimitação dos sectores económicos, no sentido liberalizante (6 de Julho). Anuncia-se que a inflação é de 23%. Governo diz optar pelo modelo de fusão das agências de notícias públicas (13 de Julho). Chega a Lisboa uma delegação do FMI, tendo em vista a concessão de um empréstimo a Portugal (19 de Julho). Mário Soares declara que as reservas de ouro não estão à venda (25 de Julho).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: