1948

 

Julho
Entre os Jogos Olímpico e as negociações para a NATO


 

 

Eleições na Finlândia; sociais-democratas e agrários ganham lugares aos comunistas (2 de Julho)

Eleições legislativas nos Países Baixos; recuo de comunistas e socialistas; vitória dos democratas-cristãos (7 de Julho)

Greve geral em Itália, depois de atentado contra o líder do PCI, Togliatti* (13 de Julho)

Governo de André Marie em França (26 de Julho)

Abertura dos Jogos Olimpicos de Londres (29 de Julho). Até 14 de Agosto.

 


Começam negociações para o Pacto do Atlântico (6 de Julho)

Europa ocidental: em 19 de Julho, Georges Bidault, ministro dos estrangeiros do governo francês, presidido por Paul Ramadier, no final de uma reunião do conselho consultivo do Tratado de Bruxelas, reunido então em Haia, propôs formalmente a criação de uma Assembleia europeia e a formação de uma união económica e aduaneira entre os cinco subscritores do mesmo tratado. Os belgas, através de Paul-Henri Spaak (1899-1972), apoiaram imediatamente a iniciativa, mas os britânicos, através de Ernest Bevin, não esconderam a sua irritação perante o imprevisto da proposta. Uma semana mais tarde, surgia um novo ministro dos estrangeiros em França, Robert Schuman (1886-1963) que continuou o processo.

Norton de Matos anuncia candidatura a Presidente da República e lança um Manifesto à Nação (9 de Julho). António Sérgio tinha apostado na do general Costa Ferreira, para fugir as algemas do reviralho e evitar os regressos ao passado. Outros apontaram para Mário Azevedo Gomes. As estruturas directivas centrais do velho PRP, através de Manuel Serras, consideravam que não podia fazer-se o jogo eleitoral do regime. Cunha Leal e o seu grupo têm desinteligências antigas com o modelo.

Proibido o jornal da JOC O Trabalhador, em 10 de Julho, acusado de dar guarida a literatura marxista. Tinha surgido em 1934. O respectivo director, o Padre Abel Varzim, até então pároco no Bairro Alto em Lisboa, é afastado para a paróquia rural de Cristelo, em Barcelos.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: