1948

 

Março
A defesa do Ocidente


 

 

Alemanha: os soviéticos acusam os ocidentais de não respeitarem os acordos de Potsdam (7 de Março). Já estava crida a Bizona de administração anglo-americana, pelo que o chamado Conselho de Controlo Inter-aliado deixa de funcionar (20 de Março). Em Junho já surge a Kommandatura.

Suicídio de Mazarik na Checoslováquia (10 de Março)

Comunistas dominam as eleições na Roménia (28 de Março)

No Reino Unido, Attlee * anuncia que os comunistas e os fascistas serão afastados de lugares relacionados com a segurança do Estado (15 de Março)

Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido e França, numa resposta ao chamado golpe de Praga, de 24 de Fevereiro, instituíam, em 17 de Março, pelo Tratado de Bruxelas, uma União Ocidental. Um sistema comum de defesa que também previa extensão ao campo económico e cultural que visava ligar esses Estados durante 50 anos estipulando que no caso de uma das partes contratantes ser objecto de uma agressão armada na Europa, os outros signatários prestar-lhe-iam ajuda e assistência por todos os meios dentro do respectivo poder, militares e outros. Surge assim um pacto de defesa e de integração económica, aberto a outros países europeus, onde também se previa um incremento dos intercâmbios culturais e uma concertação de políticas aduaneiras. Um pacto a que a Itália e a Grécia logo manifestaram a intenção de aderir e que imediatamente recebeu a frontal oposição soviética.

Termina a Conferência de Havana sobre a criação de um modelo universal de comércio (24 de Março). Das boas intenções, apenas ficará o GATT, instituído em Novembro de 1947

Ilegalização do MUD. Em 1 de Março de 1948 o ministro do interior comunica aos interessados o despacho de 26 de Abril do ano anterior que ilegaliza o MUD, sob a acusação de ter fortes ligações com o PCP. São presos todos os membros da Comissão Central e da Comissão Distrital de Lisboa. Contudo, mantém-se em actividade o MUDJ, que consegue escapar ao modelo de repressão.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: