1948

 

Fevereiro

Do transístor ao golpe de Praga


 

Invenção do transístor (1 de Fevereiro)

Independência do Ceilão (4 de Fevereiro)

Reabertura da fronteira franco-espanhola (5 de Fevereiro)

Criada uma Bizona anglo-americana de ocupação na Alemanha Ocidental (9 de Fevereiro). Conferência anglo-franco-americana de Londres sobre o estatuto alemão; até 6 de Março (23 de Fevereiro)

Fianna Fail de Valera perde a maioria absoluta no Eire (11 de Fevereiro)

Surge uma República Popular na Coreia do Norte (11 de Fevereiro)

 

Em Fevereiro de 1948 os britânicos constituem a Federação da Malásia, sem Singapura, começando uma guerra de guerrilha, em grande parte promovida pela minoria chinesa, apoiada por Pequim e que vai durar até 1956.

Golpe de Praga*, leva os comunistas ao poder na Checoslováquia, impedindo o estabelecimento de uma democracia pluralista na zona europeia sob influência soviética (25 de Fevereiro). O ministro dos estrangeiros Jan Mazarik aparece suicidado em 10 de Março. Fim da autonomia da Eslováquia.

Logo em 6 de Março de 1945, surgiu um governo comunista sob a direcção de Petru Groza, a que se seguiram a prisão do Presidente do Partido Nacional Camponês, Maniu, em 25 de Julho de 1947, e a abdicação do Rei Miguel, em 30 de Dezembro seguinte. Em Fevereiro de 1948, surge o Partido dos Trabalhadores da Roménia, pela fusão de comunistas e sociais-democratas, e, no mês seguinte, em 28 de Março, a Frente Democrática, dominada pelos comunistas ganha as eleições. Em Abril já é proclamada a República Popular, sob a direcção de Groza. Não tarda que seja negado o direito de voto aos inimigos do comunismo, em 2 de Setembro de 1950. Entretanto, sucedem-se várias depurações. Em1948, a de Patrascanu, acusado de nacionalismo; em 1952, a de Vasile Luca, Ministro das Finanças, e a de Anna Pauker, a Pasionaria romena, Ministro dos Negócios Estrangeiros, acusada de cosmopolitismo. Neste mesmo ano, Groza é substituído por Gheorgiu Dej. É a este Dej que vai suceder, em1965, Nicolau Ceausescu que retoma as linhas do antecessor o qual, em1962, se opusera aos modelos de desestalinização estabelecidos por Moscovo, passando a falar num comunismo nacional. Em1947 o Partido Operário da Roménia apoiado pelos soviéticos proclama a República Popular da Roménia

Espanha, que continuava sujeita à quarentena internacional, viu contudo rebaertas as fronteiras com a França (10-02-1948), enquanto Franco conseguia ter um encontro com Don Juan de Borbón, no iate Azor, ao largo de San Sebastián (25-08-1948), que permitiu a educação do príncipe D. Juan Carlos em Espanha, numa altura em que os próprios socialistas espanhóis, em nome do realismo, se desligavam dos comunistas e Indalecio Prieto se aproximava da oposição monárquica, liderada por Gil Robles. É também nesse ano que chega a Madrid a primeira missão militar norte-americana.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 04-08-2006        

 

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: