1948

 

Setembro
Da divisão de Berlim à Assembleia Constituinte de Bona


 

 

 

Reunião do Conselho Parlamentar em Bona, a assembleia constituinte do que viria a ser a RFA (1 de Setembro). Konrad Adenauer é eleito presidente do mesmo organismo. No ano em que o Papa Pio XII exprime o seu formal apoio ao movimento federalista europeu, eis que depois da reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha (20 de Junho) e já em pleno bloqueio, dá-se a reunião do Conselho Parlamentar em Bona (1 de Setembro), a assembleia constituinte do que virá a ser a República Federal da Alemanha, antes de se concretizar a divisão de Berlim em duas zonas (6 de Setembro), situação que se manterá até1989.

Divisão de Berlim (6 de Setembro)

Incidentes em Berlim Leste; soviéticos atiram sobre manifestantes (9 de Setembro)

Na Polónia é afastado Wladislaw Gomulka (9 de Setembro), antes da criação de similar modelo de partido único, o Partido Operário Unificado da Polónia (12 de Dezembro). O chefe do governo tentara seguir uma via nacional-comunista, à maneira de Tito, pelo que a intervenção descarada de Moscovo não se fez esperar, de tal maneira que em 7 de Novembro de 1949 até promovem a nomeação um marechal soviético para o cargo de ministro da defesa. O governo de Wladislaw Gomulka tentou instaurar um modelo de nacional-comunismo, à maneira de Tito, mas, logo em 9 de Setembro de 1948, foi afastado por pressão soviética, surgindo, em 12 de Dezembro desse mesmo ano, um Partido Operário Unificado da Polónia (POUP), já normalizado, pela fusão dos comunistas e dos socialistas.

 

França: novo governo de Queuille (12 de Setembro)

Conforme a exposição que Bevin fez no dia 15 de Setembro de nos Comuns, a Grã-Bretanha aceitava a construção progressiva da Europa através de acordos parciais que conduzissem a uma associação de Estados europeus, mas não só repudiava a ideia de um executivo europeu, como também desconfiava de um qualquer tipo de assembleia europeia, com carácter deliberativo, mesmo a título consultivo. Os conservadores, então na oposição, já admitiam uma assembleia europeia, mas desde que esta fosse constituída por delegados dos parlamentos nacionais.

Palestina: assassinado o conde Bernadotte, o mediador da ONU na Palestina (17 de Setembro)

Eleições na Suécia; os sociais-democratas mantêm 46,5%; subida dos liberais, com 22% (19 de Setembro)

A União Paneuropeia promove o 1º Congresso Parlamentar Europeu em Interlaken (2 a 6 de Setembro)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 23-04-2009        

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 23-04-2009