1949
 

Abril
Pacto do Atlântico, república na Irlanda e bloqueio a Berlim no auge

 

 

 


Assinatura do Tratado do Atlântico entre os Estados-Unidos da América, a França, a Dinamarca, a Itália, a Islândia, o Luxemburgo, a Noruega, o Reino Unido e Portugal* (4 de Abril). Em Paris, entre os dias 20 e 25, há um congresso mundial dos ditos partidários da paz, contra a NATO, participando F. Joliot-Curie e Pietro Nenni.

Acordo de Washington entre norte-americanos, britânicos e franceses sobre um novo estatuto de ocupação da Alemanha; visa-se facilitar a integração … do povo alemão sob a condução de um Estado federal democrático numa associação europeia ; criada uma alta comissão aliada que se relacionará com o novo governo alemão (8 de Abril)

Em pleno Bloqueio a Berlim, registam-se, só no dia 16 de Abril, 1 344 voos de apoio que transportam 12 000 toneladas de mercadorias

China: Comunistas conquistam Nanquim (22 de Abril)

Reino Unido: Conservadores vencem as eleições locais (10 de Abril)

Proclamada oficialmente a República na Irlanda num governo de coligação do Fianna Gael- trabalhistas; em 11 de Maio, os Comuns aprovaram o Ireland Bill reconhecendo a independência do Eire e a respectiva saída da commonwealth (18 de Abril)

Toma posse a IX comissão executiva da União Nacional, presidida pelo antigo reconstituinte Ulisses Cortês, com França Vigon como vogal (1 de Abril).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 Ver síntese do ano

© José Adelino Maltez, História do Presente. Última revisão em: 31-03-2009         

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009