1953
 

Outubro
Entre a procura do espírito europeu e o derrube de Mossadegh

 


 

Adenauer reeleito chanceler da RFA; forma governo de coligação com os liberais (10 de Outubro)

Socialistas obtêm maioria absoluta na Noruega (11 de Outubro)

Derrubado Mossadegh no Irão (19 de Outubro)

Reunião em Haia do II Congresso da Europa (8 a 10 de Outubro)

Conselho da Europa promove uma mesa redonda sobre o espírito europeu (13 a 16 de Outubro)

Estados gerais das comunas da Europa em Genebra (Outubro)

Reunião de oposicionistas em casa de Acácio Gouveia, em nome da comissão eleitoral de Lisboa (5 de Outubro). Cunha Leal faz uma dura intervenção aos microfones do Rádio Clube Português, contra o salazarismo e os comunistas (13 de Outubro). Carlos Olavo afirma que o PRP não participará nas eleições (15 de Outubro). Comício da oposição no Liceu Camões em Lisboa, com discurso de Cunha Leal (26 de Outubro). Oposição dita nacionalista, que se candidatara por Aveiro, anuncia a desistência.

Católicos Na Beira, em Moçambique, termina uma reunião colectiva dos representantes das várias missões da diocese, presidida pelo bispo, D. Sebastião Garcia de Resende, onde se denunciam vários abusos das autoridades (18 de Outubro). Surge um Partido Cristão Democrático que lança um manifesto à imprensa apelando para a abstenção, dado não as considerar livres. O manifesto não é assinado e recebe críticas do Padre Abel Varzim, para quem os promotores da iniciativa estão muito afastados das realidades (Outubro).

Um fascismo de cátedra – Integrada na campanha oposicionista, surge a palestra de Rolão Preto, aos microfones do Rádio Clube Português, Tudo pelo Homem, nada contra o Homem, onde repete o que do Estado Novo disse Miguel de Unamuno em 1935, um fascismo de cátedra (31 de Outubro).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: