1953
 

Março
Morte de Estaline e purgas de Kim Il Sung

 

 Morte de Estaline (5 de Março)

 No Congresso do RPF, De Gaulle denuncia o projecto de tratado da CED, considerando-o totalmente inaceitável (1 de Março)

 Desnacionalização da siderurgia britânica (17 de Março)

Acordos de Assistência Mútua entre a URSS e a RPC com a República Popular da Coreia. Na República Popular da Coreia do Norte, Kim-Il Sung vai promover, a partir de 1953, uma série de purgas, criando um sistema totalitário marcado pela personalização do poder que, nos anos sessenta passa a ser qualificado pela ideologia zugue, marcada pela tríade independência política, autodefesa e auto-suficiência, que tanto lhe permitiu tornar-se numa importante potência militar como levar o respectivo povo a vergonhosas crises de fome.

Publicado o regulamento do Tribunal de Justiça da CECA. A partir desta data os recursos previstos pelo Tratado de Paris podem ser introduzidos junto do Tribunal. (7 de Março)

Apresentação solene do projecto de tratado sobre uma Comunidade Europeia: o presidente da assembleia ad hoc, criada em 10 de Setembro de 1952, Spaak, entrega a Bidault, presidente em exercício do Conselho da CECA, o projecto (9 de Março)

Estabelecido o mercado comum para as escórias de ferro(15 de Março)

Bundestag aprova os acordos de Bona e Paris sobre o exército europeu (19 de Março)

René Mayer e Georges Bidault nos EUA (25-28 de Março)

Amnistia Em 28 de Março é publicado um decreto de amnistia, onde são libertados todos os que estavam condenados a menos de cinco anos de prisão, ao mesmo tempo que se reduz para metade a pena de todos os outros. Anuncia-se também que nova legislação penal vai suprimir a responsabilidade criminal para os delitos económicos.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: