1958
 

Janeiro

Nasce a CEE

 

 

Entra em vigor o Tratado de Roma; a CEE e a Comunidade EURATOM são instaladas em Bruxelas. A Assembleia Parlamentar e o Tribunal de Justiça são comuns às três Comunidades. (1 de Janeiro)

Reunião dos representantes dos governos dos Estados membros em Paris; fixada provisoriamente em Estrasburgo a sede da assembleia parlamentar europeia; nomeados os membros das comissões da CEE e da CEEA, respectivamente Walter Hallstein e Louis Armand; os restantes membros da Comissão da CEE são o belga Jean Rey, os franceses Robert Marjolin e Lemaignen, os italianos Malvestiti e Petrilli, o alemão Von der Groeben, o holandês Sicco Mansholt e o luxemburguês Rasquin; o belga Paul Finet passa a presidente da CECA (6 - 7 de Janeiro)

Encontro cimeiro da CECA, CEE e CEEA, decide reunião periódica duas vezes por mês (14 de Janeiro)

Primeira reunião das novas comissões europeias em Val-Duchesse; os respectivos membros prestam juramento perante o Tribunal de Justiça (15 de Janeiro)

Sessão constitutiva dos Conselhos de ministros da CEE e da CEEA em Bruxelas (25-26 de Janeiro)

Os Seis decidem criar o Comité de Representantes Permanentes (COREPER) para preparar o trabalho dos Conselhos (26 de Janeiro).

Lançado o primeiro satélite artificial norte-americano, Explorer I (31 de Janeiro)

Votação da lei quadro sobre a Argélia, considerada parte integrante da República Francesa, mas dotada de personalidade própria (31 de Janeiro)

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: