1958
 

Novembro

Monnet, Adenauer de Gaulle

 

 

Carta de Monnet a Adenauer, defendendo a proposta de cooperação política gaullista (21 de Novembro). O próprio Monnet acaba por aceitar esta intermediação da cooperação, como etapa necessária. Não só escreve a Konrad Adenauer aconselhando-lhe que entre na via proposta por de Gaulle, como apoia publicamente o general em questões de política interna. Considera que não poderia estabelecer-se a Europa sem o reforço da autoridade dos executivos, porque sem esta ficar estabelecida não se poderiam delegar poderes da soberania. Até critica as atitudes de belgas e holandeses, quando estes rejeitam a proposta do Plano Fouchet, acusando-os de integrismo supranacional. Em 21 de Novembro, numa carta dirigida a Konrad Adenauer, comenta: temporariamente, na situação actual, e para estas novas questões, penso que a cooperação é uma etapa necessária. Ela representará um progresso, sobretudo se o conjunto europeu, comunidades integradas organização da cooperação - embora diferentes - forem incluídas num mesmo conjunto, uma "confederação europeia"

Monnet que tantos conflitos políticos tivera com De Gaulle, não deixava de reconhecer que as relações pessoais com o general tinham sido boas no passado e poderiam continuar a ser no futuro para o maior proveito da Europa p.84.

E foi por instinto de legítima defesa europeia que o mesmo Monnet apoiou De Gaulle no regresso de 1958, votando a favor da respectiva constituição, e explicando-o num artigo publicado no Le Monde

De Gaulle visita Adenauer em Bad-Kreuznach (26 de Novembro)

URSS denuncia os compromissos e o estatuto quadripartido sobre Berlim (27 de Novembro)

Governo português não autoriza a entrada do trabalhista Aneurin Bevan* em Portugal, convidado pela oposição para a realização de uma conferência, sendo presos, na sequência uma série de líderes oposicionistas (11 de Novembro)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: