1968
 

Janeiro
De Dubcek à ofensiva do Tet

 

 

França harmoniza a TVA com o sistema comunitário (1 de Janeiro)

Primeiro Secretário do PC checoslovaco, Novotny, substituído por Alexandre Dubcek (5 de Janeiro)

Desencadeada a ofensiva do Tet no Vietname (Janeiro/ Fevereiro). A FNL, usando como lema a expressão vietnamita para ano novo, ataca em simultâneo centenas de cidades e bases, ocupando muitas delas transitoriamente, numa manifestação de força que colocou as tropas norte-americanas na defensiva. Na capital, Saigão, penetram no próprio centro da cidade, atacando a embaixada norte-americana. A antiga capital, Hué, é ocupada durante 26 dias. O general Westmoreland é substituído pelo general Abrams.

Salazar socialista – Nacionalização dos TLP, a companhia Telefones de Lisboa e do Porto (1 de Janeiro). Greve da Carris termina com agradecimento formal e público dos trabalhadores a Salazar, sendo a cerimónia transmitida pela televisão (Julho)

Guerra de África – Manifestações em Lisboa e no Porto contra a guerra colonial e a intervenção norte-americana no Vietname (Janeiro). Abertura de propostas para a execução de Cabora Bassa (12 de Março). António Spínola (1910-1996) toma posse como governador da Guiné (20 de Maio). Baltazar Rebelo de Sousa assume funções como governador de Moçambique (12 de Julho). Assembleia-Geral da ONU volta a criticar a política colonial portuguesa (Novembro).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: