1968
 

Março
O rastilho da crise estudantil e a doença da prosperidade

 

 

As Maurícias obtêm a independência, dentro da Comoonwealth (12-03-1968), transformando-se em República em 12-03-1992.

Crise do ouro (13 de Março). Provocada pela fraqueza do dólar face às dificuldades orçamentais resultantes da intervenção norte-americana na guerra do Vietname. O ano de 1968 é marcado pela chamada doença da prosperidade da sociedade de consumo, que se manifestou sobretudo pelas revoltas estudantis em vários países ocidentais, com destaque para o chamado Maio de 68 francês. Incidentes na Universidade de Nanterre (22 de Março).

Palestina: Batalha de Karameh, na Jordânia, com os palestinianos a alcançarem vitória sobre tropas israelitas (21 de Março)

Demissão de Novotny como Presidente da República da Checoslováquia (22 de Março)

General Ludwig Svoboda novo Presidente da Checoslováquia (30 de Março)

Incidentes estudantis em Milão. Há também uma revolta dos estudantes alemães, sob a liderança de Rudi Dutschke, com base nas teses da Escola de Francoforte (25 de Março)

Eleições na Bélgica (31 de Março)

Robert MacNamara é substituído nas funções de secretário norte-americano para a defesa por Clark Clifford (1 de Março)

Intervenção televisiva do presidente Johnson anuncia a supensão dos bombardeamentos a norte do paralelo 19º. Por trás da decisão, a pressão dos norte-vietnamitas que faziam depender o começo das conversações de paz de tal suspensão (31 de Março)

Mário Soares é desterrado para S. Tomé por decisão do Conselho de Ministros (21 de Março). Acusam-no de ter servido de fonte para a revelação do escândalo do Ballet Rose, através do jornalista do Sunday Telegraph, Richard O'Brien. A infâmia envolve Correia de Oliveira. Outro dos aliados de Soares é a jornalista do New York Times, Marvine Howe, em Lisboa desde 1967. Criada uma Comissão de Auxílio ao líder socialista (3 de Julho) que, depois, é autorizado a regressar a Lisboa (Novembro). É governador do território Silva Sebastião e, num artigo publicado no semanário Agora, Jaime Nogueira Pinto há-de acusar Soares de aí ser colaborador do grupo CUF.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: