1970
 

Dezembro
Confrontos e mudanças na Polónia, com
Mao e Nixon em namoro

 

 

Processo de Burgos em Espanha contra 16 bascos. Denúncias de tortura. Seis condenados à morte, depois indultados (3-28 de Dezembro).

Tratado de Varsóvia entre Polónia/RFA normalizando relações e reconhecendo a linha Oder Neiss (7 de Dezembro)

Mao convida Nixon a visitar a China; assume preponderância a facção de Chu En-Lai e são afastados os esquerdistas afectos a Lin Piao (Dezembro)

Polónia: greves e distúrbios em portos do Báltico (de 14 a 19 de Dezembro). Começa a chamada revolta de Gdansk. Milícias e exército disparam contra manifestantes, havendo mortes. Surgem comités de greve por todo o país.

Edward Gierek* sucede a Gomulka na liderança do partido (19 de Dezembro). Antigo mineiro no Ocidente, é considerado um homem aberto e estará dez anos no poder, acalmando as relações com a Igreja.

No Canadá nasce o movimento Green Peace e, em Nova Iorque, Betty Friedan cria o Movimento de Libertação das Mulheres, para estas usarem a sua força numérica para salvarem o mundo, defendendo o aborto gratuir e creches abertas permanentemente, suportadas pelas comunidades locais.

Inicia-se a discussão sobre a revisão da Constituição de 1933. Marcello Caetano discursa sobre a revisão constitucional. Está desfeita a lua de mel com a chamada ala liberal (2 de Dezembro).

Sá Carneiro apresenta um projecto de revisão global da Constituição, com Francisco Pinto Balsemão, Miller Guerra, Mota Amaral, Correia da Cunha, Magalhães Mota, Manuel Martins da Cruz e Joaquim Pinto Machado (16 de Dezembro).

 

 
Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: