1970
 

Outubro
Planos Werner e Davignon, com nacionais-revolucionários na Bolívia e povo unido no Chile

 

Canadá: Guerrilheiros da Front de Libération du Québec sequestram um diplomata e assassinam um ministro na chamada crise de Outubro.

Novo golpe na Bolívia, com o general Juan José Torres a instaurar um regime dito  nacional-revolucionário (10 de Outubro)

Apresentado o Plano Werner sobre a União Económica e Monetária; fixado para1980 o termo da realização da união económica e monetária (8 de Outubro).

Adoptado o Plano Davignon sobre a unificação política, instituindo um processo de cooperação política entre os países comunitários fora do quadro institucional comunitário (27 de Outubro).

Comunistas fundam a Intersindical e desencadeiam luta armada – Começam as chamadas reuniões Intersindicais de carácter clandestino entre membros das direcções sindicais oposicionistas, dominadas pelo PCP, mas a maioria deles ainda é oriunda do sindicalismo católico (1 de Outubro de 1970). Fundada a Intersindical em 5 de Outubro de 1970. Surge a Acção Revolucionária Armada, estrutura militar do PCP que tem a sua primeira acção em 26 de Outubro, com uma bomba no navio Cunene. O dirigente máximo da organização é Jaime Serra (n. 1921). A segunda acção é de 20 de Novembro contra equipamento militar (no mesmo dia em que Alpoim Calvão desembarca em Conakri.

Crise estudantil. Governo nomeia em 27 de Outubro um novo reitor para a Universidade de Coimbra, José de Gouveia Monteiro (n. 1922), procurando uma conciliação com o movimento estudantil, ao declarar no acto de posse considerar-se não um delegado do Governo junto da Universidade, mas um representante da Universidade junto do Governo .

Oposicionistas e ultramarinistas – Entretanto, mantém-se a teimosia do patriotismo imperial de certa oposição republicana, com Nuno Rodrigues dos Santos e Acácio Gouveia a declararem-se partidários da defesa do Ultramar. Em entrevista ao Diário de Lisboa, este último declara expressamente: o Ultramar pertence a todos nós, todos temos a obrigação de defender o Ultramar (10 de Outubro de 1970). Álvaro Cunhal, desdenhando esta coerência republicana, há-de dizer que eles representam sectores da média burguesia e, de forma cada vez mais exclusiva, daqueles que estão ligados aos interesses monopolistas e à exploração colonial.

 

 
Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: