1998

Vacas loucas, crise das economias asiáticas e batalha contra o terrorismo

Cosmopolis

© José Adelino Maltez, História do Presente, 2006

Vacas loucas, Saramago e jobs for the boysManifestação de estudantes contra as propinas, diante da Assembleia da República (25 de Março). Ministra da saúde confirma a existência em Portugal de dois casos suspeitos da doença das vacas loucas (9 de Fevereiro). Governo é acusado no parlamento de ocupar 1700 lugares de chefia na função pública, sem prévio concurso, contrariando a promessa de Guterres sobre aos no jobs for the boys (16 de Fevereiro). Portugal é declarado um dos onze países fundadores do euro (28 de Fevereiro). Morte de Francisco Lucas Pires (22 de Maio), César Oliveira (15 de Junho) e de D. António Ribeiro, cardeal-patriarca de Lisboa, que será substituído por D. José Policarpo, reitor da Universidade Católica (24 de Março). Anunciado que o prémio Nobel da literatura é atribuído ao escritor português José Saramago (8 de Outubro). Abertura da Ponte Vasco da Gama. Uma semana antes, uma grande feijoada, promovida por uma empresa de detergentes de cozinha, mobiliza milhares de pessoas (29 de Março). Padre Frederico Cunha foge para o Brasil, aproveitando saída precária que lhe é concedida. Estava detido na prisão de Vale dos Judeus (9 de Abril), depois de um mediático julgamento que o denuncia como homossexual. Várias missas comemoram o 109º aniversário de Salazar. Alguns incidentes na cidade de Coimbra (28 de Abril).

Crise das economias asiáticas e batalha contra o terrorismo – O ano é marcado pela crise das economias asiáticas que, começando em1997 na Tailândia, se estende à Coreia, ao Japão e à Indonésia, abrangendo tanto as chamadas economias emergentes como os próprios tigres asiáticos. Em Julho e Agosto é a própria esperança da economia russa que entra em colapso, quando se reconhece que a mesma não tem capacidade para pagar a dívida externa. Com efeito, a partir de Agosto, surge uma segunda crise bolsista, com o índice Dow Jones da bolsa de Nova Iorque, a descer 14,1%, depois da depressão das bolsas asiáticas, a partir de Outubro de 1997. Finalmente, há uma importante crise no Brasil, na sequência de um discurso de um governador estadual, Itamar Franco. E assim fogem, de um dia para o outro, cerca de 35 000 milhões de dólares, das terras de Vera Cruz. O bombardeamento norte-americano contra bases terroristas islâmicas situadas no Sudão e no Afeganistão (21 de Agosto) marca um novo capítulo na chamada guerra contra o terrorismo, com Madeleine Albright a declarar que esta será uma longa batalha contra os terroristas que declararam guerra aos Estados Unidos.

 

  
1998

Expo 98 e referendos sobre o aborto e a regionalização

Vacas loucas, Saramago e jobs for the boys

Crise das economias asiáticas e batalha contra o terrorismo

Paulo Portas assume a presidência do Partido Popular (Março)

Anuncia-se uma coligação com o PSD, a Alternativa Democrática

Morte de Francisco Lucas Pires


1998
 

 

 

1998
 

Janata sobe ao poder na Índia que acede ao clube nuclear

Veredicto sobre a aplicação dos critérios de Maastricht

Milosevic promove limpeza étnica no Kosovo

Crise das economias asiáticas e batalha contra o terrorismo

O ano é marcado pela crise das economias asiáticas que, começando em 1997 na Tailândia, se estende à Coreia, ao Japão e à Indonésia, abrangendo tanto as chamadas economias emergentes como os próprios tigres asiáticos. Em Julho e Agosto é a própria esperança da economia russa que entra em colapso, quando se reconhece que a mesma não tem capacidade para pagar a dívida externa.

Com efeito, a partir de Agosto, surge uma segunda crise bolsista, com o índice Dow Jones da bolsa de Nova Iorque, a descer 14,1%, depois da depressão das bolsas asiáticas, a partir de Outubro de 1997.

Finalmente, há uma importante crise no Brasil, na sequência de um discurso de um governador estadual, Itamar Franco. E assim fogem, de um dia para o outro, cerca de 35 000 milhões de dólares, das terras de Vera Cruz.

O bombardeamento norte-americano contra bases terroristas islâmicas situadas no Sudão e no Afeganistão (21 de Agosto) marca um novo capítulo na chamada guerra contra o terrorismo, com Madeleine Albright a declarar que esta será uma longa batalha contra os terroristas que declararam guerra aos Estados Unidos.

 

O Estado Democrático de Direito e o Conflito das Ideologias

Social-Liberalismo Qualificativo assumido por Miguel Reale, em O Estado Democrático de Direito e o Conflito das Ideologias, de 1998, visando uma distinção face ao neoliberalismo de Friedman e Hayek, dado que estes consideram a justiça social como um termo sem sentido (meaningless). A tese é também assumida por José Guilherme Merquior em O Liberalismo- Antigo e Moderno, Rio de Janeiro,1991. Conforme Reale, o social-liberalismo é, em suma o resultado da convergência entre a herança liberal e a socialista, e, por ser o resultado natural de um processo histórico, surge desprovido de preconceitos e antagonismos abstractos, obedecendo às exigências e conjunturas de cada povo rumo à democracia social. Invoca Constant, Tocqueville e Stuart Mill, quando admitiram a necessidade de intervenção reguladora do Estado, visando a superação do liberalismo individualista. Assume, sobretudo, as teses de Thomas Hill Green, de 1870, quando considerava que o verdadeiro liberal é, por natureza, um reformador social, o paladino do humilde explorado e o adversário de todos os altos interesses dominantes e predatórios. Mas não se deixa conduzir pela paixão ideológica, dado que os capitalistas não são os únicos a terem privilégios egoístas e predatórios; o operariado bem organizado, abrangendo muitos milhões de trabalhadores, pode também ser predatório e perigoso ao bem-estar comum. Na mesma linha de liberalismo social, coloca John Hobson e Leonard Hobhouse, os dois Hob, que defenderam a necessidade de unir liberdade e igualdade, bem como a perspectiva de Keynes, defensora do pluralismo. Outros autores brasileiros defesnores da tese são Ives Grandra da Silva Martins, em Uma Visão do Mundo Contemporâneo, Pioneira,1996, e Celso Lafer, Desafios: Ética e Política, São Paulo, Sicialiano,1995.

Mensário

Janeiro
O escândalo Lewinski e a reeleição de Havel

Fevereiro
Os onze fundadores do euro

Março
Limpeza étnica no Kosovo

Abril
Paz no Ulster e assinatura do Protocolo de Quioto

Maio
Queda de Suharto e Índia em testes nucleares

Junho
Revolta em Bissau

Julho
O sonho do TPI e a santificação dos Romanov

Agosto
Papa em Cuba e o novo ciclo da batalha contra o terrorismo

Setembro
Schroeder vence eleições e queda do governo de Prodi

Outubro
Cardoso reeleito, Pinochet preso e ex-comunista no governo de Roma

Dezembro
Raposa do Deserto e Chávez eleito na Venezuela

 
Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: