Ver index da Biografia do Pensamento Político

 

 

Sá, Diogo de

Tractado dos Estados Eclesiásticos e Seculares 1557

Saint-Exupéry, Antoine 

 

Não se morre por carneiros, nem por cabras, nem por lares, nem por montanhas. Os objectos subsistem, sem necessidade de lhes sacrificar seja o que for. Mas já se morre para salvar o invisível laço que os liga uns aos outros e os transforma em propriedade, em império, em rosto conhecido e familiar. Por essa unidade já uma pessoa se troca, porque morrer também é construi-la. A morte paga graças ao amor.

1900-1944

Citadelle 1948
 

Saint Pierre, Abade de

C'est une trez grande inprudance de compter que les traitez passez & futurs soient toujours exécutez, & qu'il n'y aura de long-tems aucunes guerres etrangères tant que les Souverains d'Europe n'auront point signé les cinq articles fondamantaux de l'aliance generale, absolumant nécessaires pour randre la paix durable

1658-1742

Extrait du Projet de Paix Perpétuelle de l'Abbé de Saint Pierre 1761

Saint-Just, Louis

O povo faz a revolução; o legislador faz a república... fora das leis tudo é estéril e morto

1767-1794 

L'Esprit de la Révolution et la Constitution de France 1791

Saint-Simon, Conde de

O Estado é um intermediário organizado destinado a acabar com a exploração do homem pelo homem

1760-1825

Mémoire sur la Science de l’Homme

 

1813 
  Réorganisation (De la) de la Societé européenne 1814
 

Santa Rita, José Gonçalo

1891-1967 O Problema das Fronteiras 1936

 

Salazar, Abel de Lima 

A Europa oscila assim, constantemente e por forma cada vez mais aguda, entre o conceito definido historicamente elaborado, e o conceito futuro, indefinido. Actualmente 'tende' para ele como para qualquer coisa que se desenhe nas brumas do horizonte, sem, no entanto, se poder precisar o que seja.

 

1889-1946

   

Salazar, António de Oliveira 

Temos uma doutrina, somos uma força ... fora da União Nacional não reconhecemos partidos. Dentro dela, não admitimos grupos

1889-1970

Discursos e Notas Políticas 1935
 

Sales, João Alberto

O objecto da ciência política não pode ser outro senão o estudo da estrutura íntima do organismo nacional

1857-1904

Sciencia Política 1901
 

Salgado, Plínio

 

O Estado pressupõe um princípio doutrinário que o antecede. É que  antes de se consubstanciar como facto social... já existia como síntese doutrinária e o Governo é a concretização física e moral do Estado, a personificação da autoridade do Estado

1895-1975

Espírito da Burguesia 1950

Salisbury, John

Deus pune sempre o tirano, mas às vezes usa a espada do homem para fazer isso

1115-1180

Policraticus 1156

Sanches, António Nunes Ribeiro 

 

O povo não faz boas nem más acções e raríssimas vezes se move por sistema nem por reflexão.... O povo imita as acções dos seus maiores. A gente das vilas imita o trato das cidades à roda; as cidades o trato da capital; e a capital o da corte

1699-1783

 

Cartas sobre a Educação da Mocidade 1760

Sangnier, Marc

Cristo foi o mais temerário dos democratas do seu tempo

1874-1950

Le Sillon 1893
 

Santa Rita José Gonçalo

1891-1967

O Problema das Fronteiras. Conspecto Geral 1936

Santarém, 2º Visconde de

1791-1856

Quadro Elementar das Relações Políticas eDiplomáticas de Portugal 1842 

Santayana, Jorge

Milhares de reformas deixaram o Mundo tão corrupto como antes, porque cada reforma vitoriosa cria uma nova instituição e esta instituição desenvolve abusos congénitos

1863-1952

Reason in Society 1905
 

Santi Romano

1875-1943

L'Ordinamiento Giuridico 1918
 

Santíssimo Sacramento, Francisco do

1610-1689

Epitome unico da dignidade de grande, e mayor ministro da puridade, e da sua muita antiguidade, e excellencia 1661

Santos, António Ribeiro dos

 

Em um governo que não é despótico, a vontade do rei deve ser a vontade da lei. Tudo o mais é arbitrário; e do arbitrio nasce logo necessariamente o despotismo

1745-1818

Notas ao Plano de Novo Código de Direito Público de Portugal 1789
 

Santos, Francisco Inácio Pereira dos

État (Un) corporatif 1935
Capitalismo ou Comunismo? 1954
 

Sanz del Rio, Julian

 1814-1869

Ideal de la Humanidad para la Vida 1860

São Luís, Frei Francisco de 

 

Lamento-me de que o espírito científico, que tem contribuído tanto para o progresso das ciências físicas, não tenha também completamente e perfeitamente feito progredir as ciências morais e políticas, que hoje estão, pelo contrário, entregues à hipótese, à imaginação, às paixões e às disputas

1766-1845

 

Manifesto da nação portuguesa aos soberanos e povos da Europa 1820
 

Saraiva, Alberto da Cunha Rocha

 

As questões políticas e administrativas adquiriram uma forma jurídica para conjurar o arbitrio, para submeter ao direito o poder público, nenhum meio mais eficaz, mais directo e seguro do que considerar o Estado como pessoa jurídica

1886-1946

 

Construção Jurídica do Estado  1912

Saraiva, António José 

Sou existencialmente inconformista. Eu sou, de origem, um camponês. Eu fui espiritualmente cristão e teoricamente marxista. Eu estou contra a sociedade, independentemente das teorias. Eu acredito no espírito, mas não sou capaz de o definir

1917-1993

Inquisição e Cristãos-Novos 1969

Saraiva, António Ribeiro

 

Em nossa casa hoje, Cartismo, Setembrismo, Miguelismo, Realismo, Constitucionalismo, Liberalismo, no sentido vulgar, tudo está safado e desacreditado pelas muitas loucuras e despropósitos que, em nome disso se têm feito desde 1820. Que se carece procurar coisa nova e contudo conhecida e definida, para no Reino se fazer obra política de proveito.

1800-1890

Quid Faciendum 1842

Sardinha, António

Tradição não é somente o passado; é antes a permanência no desenvolvimento

1888-1925

Nação Portuguesa 1914
Teoria das Cortes Gerais 1925

Sartori, Giovanni

 

Há filósofos disfarçados de cientistas tal como existem charlatães em busca de misturas de literatura, filosofia, política, quem sabe, também de poesia e outros ingredientes

1924

Totalitarianism 1993

Sartre, Jean-Paul

O marxismo aparece como a única antropologia possível que é ao mesmo tempo histórica e estrutural e, além disso, a única que considera o homem na sua totalidade, ou seja, a partir da materialidade da sua condição e que longe de estar esgotado, o marxismo é ainda muito jovem, quase uma criança; apenas começou a desenvolver-se

1905-1980

Critique de la Raison Dialectique 1960

Savigny, Friedrich Carl Von 

O direito como a língua desenvolvem-se com o povo, desabrocham nele e morrem quando o povo perde a sua originalidade

 1779-1861

Vom Beruf unserer Zeit für Gesetzgebung und Rechtswissenschaft 1814

Say, Jean-Baptiste

 

A oferta cria a sua própria procura, e cada produto que se produz cria automaticamente mercado para outros produtos

1767-1832

Traité d'Économie Politique, ou Simple Exposition de la Manière dont se Forment, se Distribuent et se Consomment les Richêsses 1803

Schäffle, Albert

O Estado é um super‑organismo que representa uma vida animal de ordem superior

1831-1909

Bau und Leben des sozialen Körpers  1875 
 

Scheler, Max

As massas são unidades feitas por contágio e imitação involuntária

1874-1928 

Formalismus (Der) in der Ethik 1913

Schelling, Friedrich

A Natureza é o Espírito visível; o Espírito é a Natureza invisível

1775-1854

Ideen zu einer Philosophie der Natur 1797
System des tranzendentalen Idealismus 1800
 

Schlegel, August-Wilhelm von

 

O Estado não é um mero conceito, mas antes uma ideia dinâmica

1766-1845

   
 

Schlözer, A. L. Von

 

Tratar o Estado como uma máquina artificial, inteiramente composta por partes reunidas, que tem de operar para um fim definido

1735- 1809

Theorie der Staatistik 1804
 

Schlözer, Christian Von

1774-1831

Primae lineae scientiaruum politicarum 1802

Schmitt, Carl

A específica distinção política à qual é possível reconduzir as acções e os políticos é a distinção entre amigo (freund) e inimigo (feind)

1888-1986

  Politische Theologie 1922 
Begriff (Der) des Politischen 1927
Verfassungslehre 1927
Staat, Bewegung, Volk 1933
Der Nomos der Erde 1950
 

Schumacher Ernst F.

From a Buddhist point of view, this is standing the truth on its head by considering goods as more important than people and consumption as more important than creative activity. It means shifting the emphasis from the worker to the product of work, that is, from the human to the sub-human, surrender to the forces of evil

1911-1977

Small is Beautiful 1973

Schumpeter, Joseph Aloys

O novo é apenas o fruto de nossa imaginação. Levar a cabo um plano novo e agir de acordo com um plano habitual são coisas tão diferentes quanto fazer uma estrada e caminhar por ela

1883-1950

Capitalism, Socialism and Democracy 1942

Schwartzenberg Roger-Gérard

L'homme ordinaire, c'est le bonheur du conformisme

1943

L’État Spectacle. Essai sur et contre le Star System en Politique 1977
 

Scotus John Duns Ou Duns Escoto

1265?-1308

Opus Oxoniense 1305

Scruton, Roger

 

Under the jurisdiction of religion our deeper feelings are sacralized, so as to become raw material for the ethical life: the life well lived in judgement. When faith declines, however, the sacred is unprotected from marauders. The heart can be captured and put on sale

1944

The Meaning of Conservatism

 

1980
Ver página pessoal
 

Seabra da Silva, José de

1732-1813

Deducção chronologica e analytica 1767

Seabra, António Luís de ou Visconde de Seabra

1798-1895

Propriedade (A). Filosofia do Direito 1850

Selden, John

1584-1654

Mare clausum 1635
 

Semple, Ellen Churchill

1863-1932

Influences of Geographical Environment

1911

Séneca 

4 A.C.- 65 D.C.

De beneficiis  

Senghor Léopold Sédar

1906-2001

Liberté, Négritude et Humanisme 1964

Sérgio, António

 

A nossa vontade é uma vontade geral sempre que se determina pela regra de Kant: procede de tal maneira que a razão do acto que praticas se possa erigir em lei geral, universal

1883-1969

Ensaios  1920
Homens Livres 1923
 

Sforza, Carlo

1872-1952

 

Les Bâtisseurs de l'Europe Moderne 1945

Shaw, George Bernard

  Fabianismo 1884
 

Shils, Edward

Political Development in the New States 1960

 Sidgwick, Henry

We think so because other people all think so, Or because - or because - after all we do think so, Or because we were told so, and think we must think so, Or because we once thought so, and think we still think so, Or because having thought so, we think we will think so

 

1838-1900

Practical Ethics 1898
 

Sidney, Algernon

 

If vice and corruption prevail, liberty cannot subsist; but if virtue have the advantage, arbitrary power cannot be established

1622-1683

Discourses concerning Government 1698
 

Siegfried, André

 

L'administration est affaire de technique, le gouvernement est affaire de personnalité

1875-1959

 

Tableau Politique de la France de l’Ouest  1913
 

Sieyes, Emmanuel Joseph, Abade de 

 

Le Tiers, à lui seul constitue la Nation, et tout ce qui n'est pas de Tiers, ne peut se regarder comme faisant partie de la Nation. Qu'est ce que le Tiers? Tout.

1748-1836

Qu'est ce qu'est le Tiers État? 1789

Silva, Agostinho da

 

A ciência e o racional só servem para chegar às fronteiras do irracional, para mais nada. Porque depois de um sujeito estudar  toda a física e toda a Matemática que é possível, chega àquilo que considera o fim e vai chocar no mistério

1906

 

Reflexão 1957
 

Silva, Fernando Emygdio da

1886-1972 Lições de Economia Social 1916

Silva, Golbery do Couto e 

Estejamos certos de que defender a Liberdade é também (graças aos céus) alicerçar em sólidas bases a Segurança Nacional

1911- 1987 

 

Método para o Planejamento da Acção Política 1955
Geopolítica do Brasil  1967
 

Sismondi, Jean-Charles Léonard Sismonde

Economía Política é o nome dado a uma importante parte da ciência política. O objectivo do Estado é, ou devia ser a felicidade dos homens, unidos em sociedade…

1773-1842

De la Richesse Commerciale 1803
 

Skocpol, Theda

  Estados e Revoluções Sociais 1979

Smith, Adam

O homem é levado por uma mão invisível a apoiar um objectivo que não fazia parte da sua intenção.

1723-1790

 

An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations 1776
 

Sobrinho, Frei João

-1475

Tractatus perutilans de justitia comutativa  

Sócrates

 
 

Sofistas

 

Soljenitsine, Alexandre

Há uma verdade que está acima do povo, acima da pátria e acima da ideologia

1918

Arquipélago de Gulag 1973
 

Soloviev, Vladimir

1853-1900

A Grande Controvérsia e a Política Cristã 1883

Sombart, Werner

All socialist utopias come to nothing on roast beef and apple pie

1863-1941

Der Bourgeois 1928
 

Sorel, Georges 

 

O mito como poesia social, é o conjunto das representações mobilizadoras de um grupo

1847-1922

Illusions (Les)du Progrès 1908

Sorokin, Pitirim A.

 

The most effective and most accessible way to acquire the maximum of constructive power is to love truly and wisely

1889-1968 

Social and Cultural Dynamics 1937
 

Soto, Domingo

1494-1560

De natura et gratia 1547

Sousa, António Teixeira de 

1862-1917

Para a História da Revolução 1912
 

Sousa, Manuel Joaquim de

1883-1945

Sindicalismo e Acção Directa 1911
 

Souza, José Pedro Galvão de

Sem o direito natural não há Estado de direito. Pois a submissão do Estado à ordem jurídica, com a garantia dos direitos humanos, só é verdadeiramente eficaz reconhecendo-se um critério objetivo de justiça, que transcende o direito positivo e do-qual este depende. Ou a razão do direito e da justiça reside num princípio superior à votante dos legisladores e decorrente da própria natureza, ou a ordem jurídica é simplesmente expressão da força social dominante

1912-1992

Conceito e Natureza da Sociedade Política 1949

Spann, Othmar

  Total und lebendige Wissenschaft 1929

Spencer, Herbert

 

Civilization is a progress from an indefinite, incoherent homogeneity toward a definite, coherent heterogeneity

1820-1903

The Social Organism

1860

Principles of Sociology 1875
Man (The) versus the State 1884

Spengler, Oswald 

Toda a pergunta filosófica  não é mais do que o desejo velado de conseguir uma determinada resposta que já está implicíta na própria pergunta

1880-1936

Untergang des Aendlandes 1916

Spirito, Ugo

Fare sul serio scienza che sia filosofia e filosofia che sia scienza

1896-1979

Individuo e Stato nell’Economia Corporativa 1932
 

Spykman Nicholas J.

1893-1943 

America's Strategy in World Politics 1942

Staël-Holstein, Baronesa

 

La conquête est un hasard qui dépend peut-être encore plus des fautes des vaincus que du génie du vainqueur

1766-1817

De l'Allemagne 1813

Stahl, Friedrich Julius

1802-1861

Rechts und Staatslehre 1830
 

Stammler, Rudolf

 

É preciso reabilitar a ideia de um direito natural: não como um conjunto de preceitos concretos, repletos de conteúdo, e válidos para todos os tempos e lugares, mas como uma ideia formal, abstracta, de justiça ideal para todos os direitos positivos

1856-1938

Die Lehre von dem richtigen Recht

 

1902
 

Stein, Lorenz Von 

O Estado é a comunidade dos homens elevada a uma personalidade autónoma e agindo por ela própria  e a mais alta forma da personalidade

1815-1890

Der Begriff der Gesellschaft 1849
 

Stirner, Max

O Homem foi feito para ser proprietário de todas as coisas e não pode ser possuído por ninguém

1806-1856

Einzige (Der) und sein Eigenstuhm 1844

Strange, Susan

1923-1998

Casino Capitalism 1986

Strauss, Leo

Há no homem qualquer coisa que não está sujeita à sua sociedade e por conseguinte que somos capazes, e portanto obrigados, a procurar um padrão que nos permita julgar o ideal da nossa sociedade ou de qualquer outra

1899-1973

   

  Natural Right and History  1953
What is Political Philosophy? 1959
Liberalism, Ancient and Modern 1968

Stuart, Jaime 

Reverenciam-se os reis justamente como se fossem deuses, porque exercem um certo poder divino sobre a terra

1566-1625

True (The) Law of Free Monarchies 1598
 

Sturzo, Luigi

As regiões e a nação devem ser articuladas num todo complexo organizado de forma electiva e com responsabilidades bem delineadas sem interferência de poderes e competência de tipo centralizador

1871-1959

La Societá, sua Natura e Leggi. Sociologia Storicista 1949

Suarez, Francisco 

Os homens, segundo a ordem da natureza não se regem nas coisas civis pela revelação, mas pela razão natural

1548-1617

 

Tractatus de legibus 1612

Sully

 

Adieu, soin de l'Etat, amour de ma patrie,-Laissez-moi en repos finir aux champs ma vie

1560-1640 

Mémoires des sages et royales oeconomies d'estat, domestiques, politiques et militaires d'Henry le Grand 1632

Sumner, William Graham

1840-1910

What Social Classes Owe to Each Other 1883

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 05-03-2009