1945
 

Agosto
Entre a bomba de Hiroshima e Ho Chi Minh

 

Pelo tratado de Londres de 8 de Agosto de 1945, é instituído o Tribunal de Nuremberga. O tratado é subscrito pelos Estados Unidos, pela URSS, o Reino Unido e a França. Institui-se um tribunal internacional internacional para o julgamento dos maiores criminosos de guerra na Europa. O processo, dito de Nuremberga, começa em 20 de Novembro de 1945, havendo vinte e dois acusados. O mesmo modelo foi seguido no Extremo Oriente a partir de 19 de Janeiro de 1946, com vinte e cinco acusados.

Bomba atómica sobre Hiroshima (6 de Agosto) e depois sobre Nagasaqui (9 de Agosto). Moscovo declara guerra ao Japão (8 de Agosto).

Capitulação do Japão (14 de Agosto). No dia 31 já o general Mac Arthur aterra na ilha.

 

Tropas soviéticas na Coreia (10 de Agosto). Primeira sessão da comissão de reparações de guerra em Moscovo (11 de Agosto). Surge um comissão de controlo inter-aliado para a Alemanha ocupada (30 de Agosto).

Pétain é condenado à morte (14 de Agosto)

Sukarno, em aliança com os japoneses, proclama a República da Indonésia (17 de Agosto). São os efeitos da guerra, levam a que Suharto proclame unilateralmente a independência da Indonésia (17 de Agosto), apenas reconhecida pelos Países Baixos, no ano seguinte, em 15 de Novembro de 1946. Os movimentos independentistas indonésios remontam a 1939 quando se constituiu o GAPI -Gabungan Politik Indonesia- com a bandeira vermelha e branca e a defesa do bahasa como língua nacional. Os principais líderes da organização, presos pelas autoridades coloniais holandesas, logo libertados quando o território foi ocupado pelos japoneses, ainda foram por estes investidos como líderes de um governo local autónomo, quatro dias antes da capitulação do Japão.

Revolucionários vietnamitas pró-comunistas, liderados pró Ho Chi Minh, instalam-se em Hanói e, depois, em Hué, obrigando o imperador Bao Dai a abdicar (19 de Agosto) Num governo provisório de 15 membros, 9 são comunistas (29 de Agosto). O comunista fundador do viet-minh em 1941, a Liga Revolucionária para a Independência do Vietname, Ho Chi Min proclama a independência da República Democrática do Vietname (02-09).

 

Falha conspiração a ser liderada por Norton de Matos, com João Soares, Miguel dos Santos, Teófilo Carvalho Santos e José António Cardoso Vilhena. Tem origem no modelo do golpismo palaciano, concebido pelo comité revolucionário secreto do MUNAF.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009