1945
 

Março
Aliados no Reno e japoneses fomentando independências na Ásia

 

Hitler ordena a destruição completa das indústrias e dos meios de transporte

Ofensiva dos aliados no Reno, atingido no dia 4. Tropas norte-americanas entram em Colónia (dia 7) e no Sarre (dia 24). Desde o dia 28 que o governo alemão abandona Berlim. No dia 29, soviéticos conquistam Dantzig.

Japoneses atacam posições francesas na Indochina (9 de Março). Proclamada a independência de Annam, onde o imperador bao Dai denuncia o protectorado francês. Britânicos avançam na Birmânia.

Bombardeamento norte-americano sobre Tóquio causa cerca de 125 000 mortos (10 de Março)

Cambodja aproveita a ofensiva e declara a independência, sob a liderança do príncipe Norodom Sihanuk (12 de Março)

Assinado no Cairo o pacto que cria a Liga Árabe (22 de Março). Subscrito pelo Egipto, Síria, Transjordânia, Iraque e Líbano. Esta Jami’a al-Arabiya que, antes de 1948, tem como principais reivindicações a retirada das tropas francesas do Líbano e da Síria e o apoio aos movimentos nacionalistas do Magrebe, vai envolver-se, depois dessa, data no conflito israelo-palestiniano. Com a subida ao poder de Nasser no Egipto a Liga, para além dos conflitos entre as vias unionistas e federalistas para a construção da nação árabe, passa a ser marcada pelas tensões entre os chamados neutralistas e os pró-ocidentalistas.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009