1945
 

Novembro
UNESCO, penicilina e tribunal de Nuremberga

 

Desencadeada a guerra civil na Grécia (2 de Novembro).

Começa a conferência internacional sobre reparações de guerra em Paris (9 de Novembro) Fabricada a penicilina (Novembro)No dia 12 era atribuído o prémio Nobel ao respectivo inventor, o britânico Alexander Fleming

Na Jugoslávia, realizam-se eleições (11 de Novembro), onde uma lista única, dita Frente Nacional, liderada pelos comunistas de Tito, recolhe 90% dos votos. Proclamada a República Popular Federal da Jugoslávia (29 de Novembro)

Terrorismo judaico: no Médio Oriente, com britânicos e norte-americanos a tentarem o adiamento da independência de Israel, milícias judaicas desencadeiam várias acções terroristas contra palestinianos e a as autoridades britânicas (13-11 a 16-09-1946), onde se destaca um futuro prémio Nobel da paz, Begin.

Criada a UNESCO (16 de Novembro)

Começam os processos de Nuremberga (20 de Novembro). Abrangidos 22 altos dirigentes nazis

Novo governo em Paris, presidido pelo general De Gaulle (21 de Novembro), com membros do MRP, democratas-cristão, da SFIO, socialistas, e do PCF. De Gaulle foi designado chefe do governo pela Assembleia Constituinte no dia 13.

Eleições austríacas; 50% para os socialistas, 44% para os populares; em 8 de Dezembro forma-se novo governo de unidade nacional, com socialistas, populares e comunistas (25 de Novembro).

Comunistas não vencem as eleições na Hungria

O general George Marshall (1880-1959) é enviado à China, para tentar uma falhada mediação entre comunistas e nacionalistas (29 de Novembro).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009