1965
 

Novembro
França em campanha eleitoral e Mobutu toma o poder no Congo

 

 

França: De Gaulle anuncia que quer a renovação do mandato presidencial, porque moi ou le chaos (4 de Novembro). Tem de enfrentar uma campanha eleitoral na televisão, com Jean Lecanuet e François Mitterrand.

Liberais vencem as eleições no Canadá. Mantém-se governo de Lester B. Pearson

Declaração unilateral de independência da Rodésia do Sul (11 de Novembro)

Joseph Mobutu* toma o poder no Congo-Lépoldville, derrubando Kasawubu e mandando Tschombé para o exílio (25 Novembro). O país, em 1971, passa a chamar-se Zaire, nome que os portuguesas deram à palavra kikong nzadiz, isto é, rio.

Golpe de Estado no Daomé (29 de Outubro)

Ferdinando Marcos eleito presidente das Filipinas.

Eduardo Freire no Chile apresenta projecto de reforma agrária

CEE: Hallstein afirma que a Comissão não deve tornar-se num secretariado permanente dependente dos governos dos Estados Membros (5 de Novembro)

Comunistas – Realiza-se na URSS, nos arredores de Kiev, o VI Congresso do PCP, que elege um secretariado do Comité Central, com Álvaro Cunhal, Sérgio Vilarigues e Manuel Rodrigues da Silva. Mobilizam-se três dezenas de militantes, cerca de 75% dos quais são funcionários do partido. Participam Silva Marques e outros altos hierarcas de então, como Pedro Ramos de Almeida, destacado em Argel, Francisco Miguel, Pedro Soares, Joaquim Gomes e Georgette Ferreira. É o primeiro congresso depois da cisão de Francisco Martins Rodrigues.

Eleição nº 61 (7 de Novembro) da Assembleia Nacional. 120 deputados. Várias candidaturas da oposição em Lisboa, Porto, Braga, Viseu e Leiria. União Nacional obtém em Lisboa 68% e no Porto, 64%, depois de várias manifestações das chamadas forças vivas que se insurgem, encenadamente, contra os propósitos da oposição sobre o Ultramar.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: