1965
 

Fevereiro
Tempo de Bob Dylan e da escalada norte-americana no Vietname

 

 

Independência da Gâmbia (18 de Fevereiro). Torna-se  república em 24-04-1970.

Espanha: violentas manifestações estudantis em Madrid. Governo ordena o encerramento da Faculdade de Letras (25 de Fevereiro). Entretanto, a PIDE portuguesa assassina o general Delgado em território espanhol.

França: De Gaulle preconiza o regresso ao estalão ouro, criticando o gold exchange standard (26 de Fevereiro)

Cuba: numa reunião da Organização para a Solidariedade Afro-Asiática, realizada em Argel, Che Guevara critica o egoísmo da URSS face ao Terceiro Mundo. No mês seguinte é afastado do poder em Havana, partindo para o Mundo, para promover guerrilhas. Começando por falhar no Congo, acabará por morrer na Bolívia em Outubro de 1967.

Guerra do Vietname: Começam os bombardeamentos norte-americanos a alvos militares no Vietname do Norte, desencadeando-se a chamada "escalada" (7 e 8 de Fevereiro). Kossyguine visita Hanói no dia 5.

EUA: Luther King e anti-segregacionistas manifestam-se no Alabama (1 de Fevereiro). Detido por alguns dias, o Prémio Nobel é recebido por Johnson, reivindicando que se torne efectiva a lei dos direitos cívicos.

Assassinato de Malcolm X (21 de Fevereiro)

Assassinato de Humberto Delgado (13 de Fevereiro). Bando da PIDE assassina o general. O tiro fatal é disparado pelo agente Casimiro Monteiro. A brigada é chefiada por Rosa Casaco. Henrique Cerqueira, em Rabat, dá alarme. Os cadáveres do general e da secretária apenas são descobertos no dia 24 de Abril. Prisão de Mário Soares, Raúl Rego, Pires de Lima e Catanho de Meneses, quando se dirigiam para Espanha a fim de acompanharem inquérito sobre a morte de Delgado, em 9 de Setembro. São libertados no dia 21.

Prisões políticas e outros incidentes – Prisão de vários estudantes universitários em Lisboa e Coimbra (Janeiro). Oposicionistas protestam formalmente em mensagem dirigida ao Presidente da República contra as violências policiais durante a crise universitárias (3 de Fevereiro).

Surge a XIV comissão executiva da União Nacional, sob a presidência de Castro Fernandes, com Armando Cândido de Medeiros, Arnaldo Pinheiro Torres, Francisco Cazal-Ribeiro e Francisco Soares da Cunha (18 de Fevereiro).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: