1956
 

Maio
O plano de relance europeísta


 

Acordo militar entre a Jordânia e o Egipto (5 de Maio)

Spaak apresenta aos ministros dos estrangeiros da CECA o respectivo relatório (6 de Maio)

Assinatura de um acordo entre a CECA e a Suíça criando uma comissão mista (7 de Maio)

Acordo aduaneiro entre a CECA e a Áustria (8 de Maio)

Conferência de Veneza aprova o relatório Spaak e decide convocar uma conferência diplomática para a redacção dos tratados instituidores da CEE e da CEEA (29 de Maio). Uma conferência dos ministros dos negócios estrangeiros da CECA, realizada em Veneza, aprova o relatório Spaak, decidindo abrir negociações inter-governamentais, para as quais vão ser convidados a participar, para além dos seis, outros países europeus. Conforme reconhecia Hallstein, a genialidade do método era que tomou um grupo de pessoas  que se tinham confinado a ideias gerais e transformou os seres humanos em delegações; depois, eles souberam resistir a pressões nacionais a fim de preservarem os seus conceitos internacionais

 

Partido Comunista defende uma solução pacífica para o problema político português. Pedro Soares e Júlio Fogaça (1907-1980) até advogam o entrismo, a luta na legalidade, principalmente nos sindicatos existentes. Destaque também para a sexta reunião plenária do Comité Central, onde as palavras de ordem são as de luta contra o sectarismo e de desenvolvimento de um amplo trabalho de massas, preparando a viragem do V Congresso do ano seguinte. Dia do Trabalhador dá origem a várias manifestações (1 de Maio). Em Junho, nova onda de greves em Lisboa.

Humberto Delgado recebe em Washington um convite para organizar um movimento visando o derrube do regime. Vem então a Lisboa, onde contacta com um major conspirador (18 de Maio), regressando à capital norte-americana em 23 de Novembro. Voltamos assim ao ambiente conspiratório dos anos vinte e Delgado aparece cada vez mais como uma espécie de reedição de Gomes da Costa, numa curiosa continuidade de perfis psicológicos militares, a que não deve ser alheia a formação recebida, até porque vão surgir casos idênticos depois de 1974.

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: