1959
 


Março
Revolta no Tibete, Iraque fora do Pacto de Bagdad e de Gaulle procurando fugir do controlo da NATO

 


 

Sublevação anti-chinesa no Tibete é ferozmente reprimida (17 de Março)

No Iraque, novo golpe de Estado (7 de Março de 1959), liderado pelo general Kassem*, reforça um modelo semelhante ao estabelecido no Egipto e na Síria, retirando o país do Pacto de Bagdade, obrigando a em 21 de Agosto de 1959 se estabelecesse entre os restantes fundadores do mesmo uma nova aliança, o Central Treaty Organization (CENTO), com a sede em Istambul.

Declarado estado de sítio no Ceilão (13 de Março)

Encontro entre De Gaulle e Adenauer em França (4-5 de Março).

De Gaulle emite o primeiro sinal de independência face à NATO quando decide manter, em caso de guerra, um comando nacional quanto aos navios estacionados no Mediterrâneo (11 de Março)

Criada uma comissão de controlo comum as três comunidades (16 de Março)

Revolta da Sé – Está prevista para 11 de Março uma revolta contra o regime salazarista, liderada por Manuel Serra e pelo major Calafate, em torno de um Movimento Militar Independente, onde também terá participado o capitão Vasco Gonçalves, sob a protecção de Delgado. Outro dos conspiradores é o crónico capitão Carlos Vilhena. Movimentar-se-ia também o major Pastor Fernandes e o capitão Almeida Santos, oficial de ligação a Craveiro Lopes.

A revolta, planeada em 18 de Dezembro de 1958, estava para deflagrar logo em 28 de Dezembro desse ano de 1958. Será a primeira vez que sectores católicos actuam numa conspiração. Manuel Serra passa, a partir de então, a ser qualificado como o Manecas das intentas. As reuniões conspiratórias ocorriam na Sé de Lisboa, com a condescendência do pároco, o padre Perestrelo de Vasconcelos.

Depois de julgados e presos, os implicados são repartidos por Caxias, Aljube, Trafaria e Elvas. Desta última prisão, evadem-se o capitão Almeida Santos e o médico miliciano Jean-Jacques Valente, com o apoio do cabo Gil da GNR. As circunstâncias da fuga levarão ao assassinato de Almeida Santos, dando origem ao romance de José Cardoso Pires, A Balada da Praia dos Cães, donde é extraído um célebre filme.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: