1974
 

Outubro
Nova vitória dos trabalhistas em Londres

 

Eleições antecipadas no Reino Unido; vitória dos trabalhistas que obtêm 319 lugares, mais 2,1%, mas sem maioria absoluta, contra 276 conservadores, 11 liberais e 26 diversos (10 de Outubro)

III Governo Provisório, novamente presidido por Vasco Gonçalves (1 de Outubro, 177 dias). Vinte dias depois, desmentindo boatos, Vasco Gonçalves declara na RTP: eu encontro-me bem de saúde. Nunca é divulgada a respectiva ficha clínica. Nem a sua eventual filiação no PCP (21 de Outubro).

Saneamentos e queima de livros – Vitorino Magalhães Godinho pede a demissão de ministro da educação e cultura (29 de Novembro), sucedendo-lhe o tenente-coronel Manuel Rodrigues de Carvalho. O secretário de Estado Rui Grácio, historiador da pedagogia, determina novos autos de fé, mandando queimar publicações de índole fascista existentes nas bibliotecas dos estabelecimentos de ensino. Anuncia-se que não funcionará o primeiro ano das universidades, criando-se um serviço cívico estudantil (27 de Dezembro)

Medidas governamentais O novo secretário de estado da informação, Conceição Silva, anuncia a criação de uma comissão de extinção das actividades fascistas (6 de Outubro) Em Outubro, Melo Antunes, ajudado por Rui Vilar, começa a preparar um plano económico. Vários diplomas eleitorais sobre o recenseamento, as incapacidades cívicas e o método de Hondt, de acordo com as sugestões de uma comissão ainda nomeada pelo governo de Palma Carlos (15 de Novembro). Diploma sobre o regime de intervenção do Estado nas empresas privadas (25 de Novembro).

Discurso de Costa Gomes na ONU (17 de Outubro). Encontra-se com Gerald Ford, tendo a acompanhá-lo Mário Soares (16 de Outubro). Henry Kissinger que recebe Soares, considerará que o mesmo estava condenado a ser o Kerensky português. Segundo posteriores revelações do ministro trabalhista britânico James Callaghan, Kissinger ter-lhe-á dito que uma ditadura comunista talvez não fosse de todo destituída de vantagens, uma vez que isso poderia servir para vacinar o resto da Europa.

PCP – Congresso extraordinário do PCP (dias 19 e 20 de Outubro). Cunhal parte em viagem para a URSS (23 de Outubro).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro
    Portugal

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: