1973
 

Outubro
Guerra do Kippur

 

 

Guerra do Yom Kippur*. Os países produtores de petróleo decidem reduzir ou proibir as exportações para alguns países ocidentais e a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) decide aumentar substancialmente os preços do petróleo (6 a 27 de Outubro de 1973).

Adopção pelo Conselho de um conjunto de medidas para melhorar as relações com o Parlamento Europeu. Estas medidas prevêem uma maior participação do Conselho nos trabalhos do Parlamento referentes à conclusão de acordos de comércio, bem como a melhoria do processo de consulta do Parlamento (15 de Outubro de 1973)

Pompidou propõe o reforço das cimeiras europeias, no quadro da cooperação política; apoio da RFA, mas reticências da Comissão e dos pequenos Estados que temem a hipótese de instauração do Plano Fouchet (31 de Outubro)

Eleição nº 63 da Assembleia Nacional (28 de Outubro). 1 800 000 eleitores. 150 deputados. Decreto-lei nº 471/73 de 21/09 e Lei nº 03/71, de 16/08. Listas das ANP conseguem 1 391 990 votos (66,4%).

A oposição, apesar de fazer campanha, anuncia a desistência dois dias antes das eleições. A lista monárquica apresentada em Lisboa não foi aceite. A de Ponta Delgada, recusada por razões processuais.

João Bosco Mota Amaral ainda é eleito deputado pelo partido, acompanhado nos Açores pelo futuro ministro Álvaro Monjardino. Outro candidato da ANP, é o dissidente da ala liberal José da Silva, que participara no Congresso Republicano de 1957, o qual, numa sessão, realizada em Vila Nova de Gaia, em 19 de Outubro proclama: nem o regime, por autoritário, se pode qualificar de fascista, nem a Oposição activa, pela insistente reclamação de liberdades, se pode qualificar de democrática.

Já Francisco Sá Carneiro opta por escrever crónicas no Expresso e, comentando o acto eleitoral, defende a necessidade de uma oposição do centro, incluindo as correntes social-democrata e monárquica independente, bem como a de uma oposição marcadamente socialista.

Em Angola, D. Duarte Pio João, o Príncipe da Beira, tenta organizar uma lista de oposição, com portugueses de palavra, ligando-se ao coronel Herculano e Carvalho e a Joaquim Santos Silva e procurando um entendimento com Marcello Caetano através de Pedro Feytor Pinto. Acaba afastado do território pela DGS.

 Cerca de uma centena de oficiais em serviço em Angola protesta por carta junto de Marcello Caetano (Outubro).

Assalto à agência do banco Totta em cabo Ruivo (19 de Outubro).

Explosão de novo engenho no Quartel-General da Região Militar do Porto (26 de Outubro)

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: