1962
 

Outubro
Entre a Amnistia Internacional e o Vaticano II

 

 

Peter Benenson, advogado britânico, e Sean Mac Bride, antigo ministro dos estrangeiros do Eire, fundam a Amnistia Internacional, com manifesto publicado no Observer em favor dos presos por opinião esquecidos (1 de Outubro)

França: demissão do governo Pompidou que dias antes tinha aprovado submeter a referendo a eleição do presidente da República por sufrágio universal e que levou a AN a votar uma moção de censura (6 de Outubro). Dissolução da Assembleia Nacional (10 de Outubro). Referendo francês aprova a eleição do Presidente da República por sufrágio directo e universal, por 62,25% (28 de Outubro)

Outro Estado africano que acede à independência é o Uganda (9 de Outubro), com o rei do Buganda, Mutesa II, a assumir a presidência, e Milton Obote, na chefia do governo, até conseguir plenos poderes em 1966. A colónia, protectorado britânico desde 1894, era marcada pelo movimento de dois partidos independentistas formados em 1950, o Kabaka Yekka, que pretendia manter a monarquia do rei do Buganda, e o Uganda’s People’s Congress de Milton Obote. Este em Fevereiro de 1966, depois de afastar o rei, torna-se chefe de Estado (15-04-1966).

Abertura do Concílio do Vaticano II (11 de Outubro)

Enfrentamentos violentos entre flamengos e valões em Bruxelas por causa da questão linguística (14 de Outubro)

Tropas da China penetram no Himalaia indiano (20 de Outubro a 21 de Novembro)

Crise dos mísseis de Cuba *(22 a 28 de Outubro)

URSS faz explodir bomba termonuclear de cinquenta megatoneladas (Outubro)

Na Nova Guiné, na parte ocidental, ainda colónia holandesa, os indonésios que, desde sempre aspiraram à integração do território, desencadeiam acções militares até Outubro de 1962 quando a Holanda entrega o mesmo à administração da ONU, que logo em 01-05-1963 o vai ceder à Indonésia. A parte ocidental continuará sob a tutela da Austrália até 1975.

 

Conselho adopta a primeira directiva sobre géneros alimentícios, sobre corantes (13 de Outubro)

Adopção pelo Conselho da primeira directiva relativa à regulamentação geral em matéria de géneros alimentícios na CEE, que define os corantes que podem ser utilizados nos géneros alimentícios.Grécia torna-se o primeiro Estado Associado à CEE, pela entrada em vigor do acordo de associação (24 de Outubro)

Assinado o Trade Expansion Act norte-americano (11 de Outubro)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: