1961
 

Outubro
Estaline fora do mausoléu de Lenine

 

 

Maioria absoluta para Karamanlis na Grécia (29 de Outubro)

XXII Congresso do PCUS enfrenta a questão chinesa (12 a 31 de Outubro). Chamado o congresso dos construtores do comunismo. Decidido afastar o corpo de Estaline do mausoléu da Praça Vermelha. Condenada a Albânia. O modelo de Estado também parecia evoluir, dado que o mesmo, tendo surgido como ditadura do proletariado, passava a qualificar-se como Estado do Povo Inteiro, nomeadamente por causa das experiências de auto-administração que, nas colectividades locais, nos sindicatos e noutras associações, se iam empreendendo.

Corpo de Estaline retirado do Mausoléu de Lenine (29 de Outubro)

Encontro preliminar entre os seis e o Reino Unido em Paris (10 de Outubro)

Assembleia Parlamentar Europeia aprova o princípio da fusão dos executivos comunitários (20 de Outubro)

Conselho estuda o pedido de adesão irlandesa (25 de Outubro)

Primeira reunião entre os seis e a Dinamarca (26 de Outubro)

Amílcar Cabral lança carta-aberta ao Governo português reclamando a independência da Guiné e de Cabo Verde, mas dizendo admitir as negociações (13 de Outubro).

União Patriótica. Intenção organizativa formulada por alguns republicanos históricos, defensores da defesa do Ultramar em nome da unidade nacional e da soberania nacional ameaçada por estrangeiros. Lopes de Oliveira e Alberto Madureira são os autores de uma proposta que há-de ser apoiada por Hélder Ribeiro, Cunha Leal, Hernâni Cidade e Armando Cortesão. Ramada Curto chega a declarar aos microfones da Emissora Nacional que importa defender Angola e que, no decorrer da batalha, não pode mudar-se de general. No mesmo sentido, intervém Ezequiel de Campos.

Eleições e campanha da oposição – Termina o prazo da apresentação de candidaturas a deputados. Pela oposição aparecem os monárquicos Francisco Sousa Tavares, Gonçalo Ribeiro Teles e Fernando Amado (12 de Outubro).

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: