1961
 

Maio
Entre o primeiro astronauta norte-americano e as conversações de Evian

 

 

Proclamação da República Democrática Socialista de Cuba (1 de Maio)

Primeiro voo espacial de um astronauta americano, A. B. Shepard (5 de Maio)

Na Coreia do Sul há um golpe militar (16 de Maio), promovido pelo general Park-Chung Lee que vai lançar um regime de autoritarismo modernizante, sob o lema primeiro, a eficácia, conforme o plano de um país rico com forças armadas poderosas. Lançando uma industrialização audaciosa, assente na promoção das exportações, lança as bases do futuro tigre asiático, marcado por um milagre económico que lhe permite a organização dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

Começam as conversações de Evian entre o governo francês e a FLN (18 de Maio). As negociações começam por arrastar-se sendo adiadas sine die, enquanto cerca de 80 deputados franceses se pronunciam pela OAS. As conversações hão-de decorrer de forma secreta, animadas pelo diplomata suíço Olivier Long, levando a um acordo em 18 de Março de 1962.

Na Republicana Dominicana é assassinado, por iniciativa da CIA, o ditador Rafael Trujillo (30-05-1961), que estava no poder desde 1930 e que chegou a deter cerca de 70% da terra cultivável e 90% da indústria do país.

Surge a República da África do Sul (31 de Maio)

 

Em 4 de Maio: Santos Júnior no interior; Gonçalves Proença nas corporações; Lopes de Almeida na educação; Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira (n. 1918) nos estrangeiros.

 

Programa para a Democratização da República – Numa conferência de imprensa, realizada no escritório de Acácio Gouveia e através de Mário de Azevedo Gomes, é apresentado o Programa para a Democratização da República (11 de Maio).

Ludwig Erhard em Lisboa (11 de Maio)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: