1954
 

Agosto
Rejeição da CED, atentados em Marrocos e independência da Indonésia


 

A Indonésia torna-se completamente independente (10 de Agosto)

No Brasil, em 24 de Agosto de 1954, suicida-se o presidente Getúlio Vargas (1883-1954), sendo substituído pelo vice-presidente João Fernandes Café Filho* (1899-1970), que há-de visitar Portugal em1955.

Khruchtchev revê plano estalinista e lança projecto de aproveitamento das terras virgens da Sibéria (Agosto)

Tumultos e atentados em Marrocos (Agosto)

Violentos confrontos na Irlanda do Norte (20 de Agosto)

Encontros dos seis em Bruxelas; Mendès France tenta obter uma atenuação à supranacionalidade da CED (20 a 23 de Agosto)

Nasce o mercado comum para os aços especiais (1 de Agosto)

Refira-se também que por acordo de 05 de Agosto de 1954 é resolvida a questão de Trieste, finalmente repartido entre a Itália e a Jugoslávia. Ocupado por Tito em 30 de Abril de 1945, foi transformado, em 10 de Fevereiro de 1947, no Território Livre de Trieste, protegido pela ONU, com uma zona de administração jugoslava e outra de administração anglo-americana. Desde 11 de Janeiro de 1954 há um novo governo liderado por Amintore Fanfani.

Assembleia Nacional francesa rejeita a ratificação da CED (30 de Agosto)

Morte de Alcide de Gasperi (19 de Agosto)

Estado da Índia– Comunicação à imprensa de Salazar sobre a questão de Goa (22 de Julho). Nehru corta relações diplomáticas com Portugal (8 de Agosto) e no dia 15, manifestantes satyagras tentam invadir os territórios do Estado da Índia. Seguem-se confrontos violentos com alguns mortos e dezenas de feridos, com gritos de Viva a Mãe Índia. Entretanto, uma petição portuguesa, sobre a questão de Dadrá e Nagar Aveli, dá entrada no Tribunal de Haia, havendo decisão do processo em 12 de Abril de 1960 (22 de Dezembro).

Em Agosto há lutas de trabalhadores rurais alentejanos contra o desemprego. Segue-se uma vaga de prisões levadas a cabo pela PIDE, com cerca de uma centena de detenções entre estudantes, especialmente no Porto e no Norte do país. Entre os presos, ligados ao MUD Juvenil, Ângelo Veloso, A. Borges Coelho e Pedro Ramos de Almeida (5 de Janeiro).

 

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: