1957
 

Agosto

Marrocos e Malásia, independentes

 

Marrocos estrutura-se, passando o novo Estado a assumir-se como Reino de Marrocos, em vez do anterior império xerifiano, com o sultão Muhammed V a tornar-se rei (11 de Agosto)

Independência da Malásia (26 de Agosto). A Federação da Malásia, instituída em1948, acede à independência, no seio da Commonwealth, reunindo os nove Estados malaios e os dois estabelecimentos britânicos de Penang e Malaca e tendo como chefe do governo Abdul Rahman, líder do partido da Aliança que havia vencido as eleições de 1955 e que se vai manter no poder até1969.

Desvalorização do franco francês em 20 % (11 de Agosto)

 

 

 

O general Humberto Delgado abandona o posto de adido militar em Washington, onde estava colocado desde Outubro de 1952 (8 de Agosto). Retoma o lugar de Director-Geral da Aviação Civil, tomando posse no dia 1 de Outubro. Visita Henrique Galvão na cadeia e este propõe-lhe que assuma a candidatura à presidência. Poucos dias depois, aceita a proposta, mas a comunicação não chega aos líderes da oposição (25 de Outubro). É contactado por António Sérgio que, entretanto, o sonda no sentido da candidatura (14 de Novembro).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: